Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Construção Mercado de obras públicas mantém que...

Mercado de obras públicas mantém queda até maio

Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registaram uma queda homóloga de 21% até maio, para 1.341 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados caíram 58%, para 756 milhões de euros, indicou hoje a associação do setor.

Mercado de obras públicas mantém queda até maio
Notícias ao Minuto

12:48 - 01/07/22 por Lusa

Casa Obras

De acordo com a AICCOPN -- Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas, a queda observada nos concursos de obras públicas promovidos ocorreu num contexto em que o Orçamento de Estado para 2022 não tinha ainda entrado em vigor.

No que respeita ao volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, trata-se do sexto mês consecutivo em que se regista uma queda homóloga, segundo o Barómetro das Obras Públicas relativo a maio.

Além disso, a AICCOPN refere que os contratos de empreitadas celebrados no âmbito dos concursos públicos se situaram até maio deste ano em 549 milhões de euros, isto é, menos 60% em termos homólogos.

No mesmo sentido, os contratos celebrados nas modalidades de ajustes diretos e consultas prévias apresentaram uma queda homóloga de 38% para 159 milhões de euros.

Leia Também: Conheça os jogos com lançamento marcado para julho

Campo obrigatório