Procurar

Rendas? Inflação que serve de base para a atualização já é superior a 4%

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa que serve de referência à atualização das rendas no próximo ano já é superior a 4%. 

Rendas? Inflação que serve de base para a atualização já é superior a 4%

© shutterstock

Notícias ao Minuto com Lusa
01/07/2022 09:52 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto com Lusa

A subida dos preços tem acelerado nos últimos meses e em junho terá mesmo atingido o valor mais alto desde dezembro de 1992. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa que serve de referência à atualização das rendas no próximo ano já é superior a 4%

De acordo com as regras em vigor, os valores das rendas estão sujeitos a atualizações anuais, que se aplicam de forma automática em função da inflação média dos últimos 12 meses registada em agosto, exceto habitação. Ora, este valor está já nos 4,1%, segundo o INE

É com base neste valor que o IN) apura o coeficiente de atualização das rendas, tendo este de constar de aviso a publicar em Diário da República até 30 de outubro de cada ano. Apesar de ainda faltarem alguns meses, a verdade é que a taxa está já elevada. 

Os inquilinos olham com inquietação para a evolução da inflação e consideram que, se esta se mantiver em níveis elevados, o Governo deve encontrar uma solução que mitigue a atualização das rendas em 2023.

"Se estivermos a falar de uma inflação de 7% ou 8% isso exigirá que o Governo tome medidas", afirmou à Lusa o presidente da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), Romão Lavadinho, a 11 de junho, sublinhando que pessoas de menores rendimentos não poderão ser confrontadas com atualizações de renda desta dimensão.

A aplicação da fórmula numa altura em que a inflação não deu ainda sinais de abrandamento leva Romão Lavadinho a recear o impacto junto das famílias, sobretudo das que têm menores rendimentos e que suportam já valores de rendas no limite da sua taxa de esforço.

Leia Também: Perdeu a carteira (com documentos e cartões)? Cinco coisas que deve fazer

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10