Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º
Finanças Investimentos Está a pensar comprar casa? Cinco po...

Está a pensar comprar casa? Cinco pontos que não pode 'saltar'

Fique a par de algumas dicas para fazer a compra certa.

Está a pensar comprar casa? Cinco pontos que não pode 'saltar'

A compra de uma casa é um processo que pode demorar, mas é essencial que esteja muito bem preparado, de modo a garantir que faz uma boa escolha - e um bom investimento. 

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais, reuniu cinco passos que não pode 'saltar' no processo de compra de casa. Tome nota: 

1. Escolha da zona

"Um primeiro passo no processo de compra é a definição das zonas em que pode ter interesse em comprar. Assim, em função daquilo que considera serem as suas principais necessidades defina a(s) zona(s) que pode ser mais adequada para si.

A este nível, há alguns fatores a considerar, nomeadamente:

  • Proximidade de serviços;
  • Proximidade de escolas, o que é algo importante caso tenha filhos;
  • Verifique se é uma zona segura e tranquila, sem histórico de problemas ligados a criminalidade, entre outros;
  • Serviço de transportes públicos nas proximidades;
  • No caso de utilizar o seu carro, deve confirmar se é uma zona com bons acessos rodoviários, e verifique também se é uma zona com bastante trânsito ou não;
  • O preço médio das habitações e confira se são valores dentro do seu orçamento."

2. Procurar o imóvel "ideal"

"Assim, pós definir a(s) zona(s) em que tem interesse em comprar, o passo seguinte é começar a procurar imóveis nessas zonas.

Ao analisar os anúncios de imóveis, para além das fotos, deve verificar algumas características, tais como:

  • A tipologia do imóvel (T1,T2,T3, etc.), bem como o número de divisões do mesmo, como por exemplo o número total de casas de banho que tem;
  • A área útil;
  • A classificação energética do imóvel, a qual avalia a eficiência energética do mesmo. Assim, quanto melhor a classificação do imóvel, menores são os seus consumos energéticos, o que representa uma poupança na fatura da eletricidade todos os meses;
  • Existência de garagem e número de lugares;
  • Existência ou não de elevador no prédio;
  • Ano de construção do prédio, caso seja usado."

3. Financiamento da compra

"Tendo em conta o volume de capital exigido para comprar casa muito provavelmente vai precisar de recorrer a financiamento bancário. Ou seja, é importante garantir que obtém condições de crédito vantajosas, com custos reduzidos. Assim, pode efetuar o trabalho de procura por sua conta, obtendo propostas em vários bancos, e escolhendo a solução mais competitiva. Alternativamente, saiba também que existem intermediários de crédito que o podem ajudar nesta tarefa."

4. Verifique os documentos do imóvel

"Antes de 'fechar' negócio e assinar qualquer contrato de promessa de compra e venda (CPCV) solicite toda a documentação do imóvel e analise a mesma."

5. Custos de aquisição de um apartamento

"Para além do valor de compra do apartamento, existem outros custos que devem ser pagos no momento da compra. Estes custos, variam consoante, tenha ou não recorrido a financiamento bancário."

Leia Também: A pensar comprar casa? Saiba em que cidade a taxa de esforço é maior

Campo obrigatório