Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º
Finanças Euribor Tem crédito indexado à Euribor? Simu...

Tem crédito indexado à Euribor? Simule o impacto do aumento na prestação

Saiba qual o impacto que a subida da Euribor pode ter na prestação da casa.

Tem crédito indexado à Euribor? Simule o impacto do aumento na prestação
Notícias ao Minuto

08:21 - 15/06/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Euribor

Seja qual for o prazo da taxa Euribor que contratou no seu empréstimo para a casa, a verdade é que "é certo que a mensalidade vai subir em breve", alerta o Doutor Finanças, pelo que é recomendável que simule o impacto que este aumento poderá ter na prestação que paga todos os meses. 

A Euribor a seis meses, recorde-se, entrou em terreno positivo na segunda-feira da semana passada, depois de ter estado negativa durante seis anos e sete meses (entre 6 de novembro de 2015 e 3 de junho de 2022).

"Esta evolução nas taxas de juro de referência do mercado interbancário europeu para valores positivos, depois de mínimos históricos, representam um agravamento de dezenas ou mesmo centenas de euros nas prestações das casas. Nos mercados financeiros, já se antecipa que nos próximos anos, estas taxas de juro se mantenham entre 1% e 1,5%", explica o Doutor Finanças. 

Se tem o crédito indexado a uma taxa Euribor, pode prever, neste simulador da empresa especializada em finanças pessoais, o impacto que a variação pode ter na mensalidade do seu empréstimo.

O que fazer para atenuar esta subida da Euribor?

Ainda de acordo com o Doutor Finanças, "pode e deve rever as condições do seu crédito habitação: spread, produtos associados e outros encargos".

"O mais importante é atuar o mais rápido possível e não esperar pela subida. Isto porque os spreads ainda estão em valores abaixo de 1%, em alguns casos, é possível contratar spreads de 0,85%. Mas nada garante que os bancos continuem a praticar estes valores, num cenário de agravamento da inflação", adianta a empresa. 

Leia Também: Euribor a 6 meses segue positiva e sobe também a 3 e 12 meses

Campo obrigatório