Não há uma resposta certa para esta questão, já que cada caso é um caso. Contudo, uma análise da plataforma de comparação de produtos de crédito e telecomunicações ComparaJá revela que, de uma maneira geral, estes equipamentos compensam a longo prazo.
"É um facto que um painel solar é um equipamento de alto custo, sobretudo se o comparamos com a maioria das despesas do nosso quotidiano. No entanto, tendo em conta que têm cerca de 25 anos de vida útil, que representam poupanças significativas e que estão cada vez mais baratos, é possível concluir que compensam a longo prazo", adianta aquela plataforma.
Ainda assim, vale sublinhar que cada caso é um caso, já que "são vários os fatores que vão determinar a produção e o custo do sistema".
Quais as vantagens e desvantagens?
De acordo com o ComparaJá, a vantagem "mais óbvia dos painéis solares é a redução da fatura de eletricidade que, dependendo de vários fatores, pode ultrapassar os 30%, uma vez que irá gerar eletricidade de modo gratuito durante o dia".
Acresce ainda que é uma opção amiga do ambiente, "capaz de gerar eletricidade limpa e renovável". Além disso, "aumentam o valor da sua casa no mercado, uma vez que é um extra cada vez mais procurado".
E as desvantagens? "A compra e instalação de um conjunto de painéis solares pode representar um custo avultado, mas que se paga em alguns anos e para o qual já existem soluções de financiamento específicas", adianta a plataforma.
Outra desvantagem é que os painéis solares só produzem eletricidade durante o dia e "atingem a capacidade máxima com sol e céu aberto".
Leia Também: Região de Leiria reclama aumento dos apoios para os transportes públicos