Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º
Imobiliário Habitação A pensar comprar casa? Saiba em que ...

A pensar comprar casa? Saiba em que cidade a taxa de esforço é maior

Setúbal foi a cidade onde mais aumentou a taxa de esforço para comprar casa no primeiro trimestre do ano, mas é em Lisboa que o 'esforço' é maior. 

A pensar comprar casa? Saiba em que cidade a taxa de esforço é maior

O esforço realizado pelas famílias portuguesas na hora de comprar casa aumentou em 10 cidades portuguesas no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado, de acordo com um estudo do idealista, divulgado esta quarta-feira. Setúbal foi a cidade onde mais aumentou a taxa de esforço para comprar casa, mas é em Lisboa que o 'esforço' é maior. 

Setúbal destaca-se com uma taxa de esforço de 24,7% no primeiro trimestre do ano, em comparação com 21,7% no período homólogo, tendo sido a cidade que registou o maio acréscimo, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Contudo, Lisboa é a cidade onde é necessário um maior esforço para comprar casa, sendo que os habitantes precisam de destinar 53% do seu rendimento familiar para este fim. Seguem-se o Porto (31,9%), Funchal (25,6%), Faro (24,9%), Setúbal (24,7%), Aveiro (23,6%), Coimbra (22,2%) e Braga (21,4%).  

Por outro lado, a taxa de esforço desceu em Portalegre, que passou de 12,8% no primeiro trimestre do ano passado para 10,9% no primeiro trimestre deste ano. A menor taxa de esforço encontra-se em Portalegre (10,9%), Bragança (11,8%), Guarda (13,2%), Santarém (13,6%), Castelo Branco (13,6%), Beja (14,4%) e Vila Real (16,3%).

O estudo do idealista, sublinhe-se, "cruzou os preços de venda de março de 2022 com a estimativa de rendimentos líquidos familiares durante o mesmo período", de acordo com a mesma nota. 

Leia Também: Seis erros financeiros a evitar se vai comprar um imóvel

Campo obrigatório