Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Construção Regime de revisão de preços nas empr...

Regime de revisão de preços nas empreitadas públicas vai "no bom caminho"

O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Manuel Reis Campos, recebeu com "agrado" a aprovação do regime excecional para revisão de preços nas empreitadas de obras públicas, considerando que vai "no bom caminho".

Regime de revisão de preços nas empreitadas públicas vai "no bom caminho"
Notícias ao Minuto

17:35 - 05/05/22 por Lusa

Casa AICCOPN

com agrado que tomamos conhecimento desta intenção, que foi aprovada na generalidade [hoje pelo Governo], de um regime excecional e temporário no âmbito dos preços", disse à Lusa o presidente da AICCOPN.

O Conselho de Ministros aprovou hoje na generalidade um decreto-lei que estabelece um "regime facultativo excecional e temporário no âmbito do aumento dos preços, com impacto em contratos públicos, especialmente nos contratos de empreitadas de obras públicas".

O objetivo da medida -- que vai ainda ser sujeita à apreciação das Regiões Autónomas, Associação Nacional dos Municípios Portugueses e empresas do setor antes de aprovação final -- é criar um mecanismo temporário para revisão de preços nas empreitadas de obras públicas, perante o atual contexto de subida da inflação.

A medida, precisou Reis Campos, é "importante" e vai ao encontro das propostas que a associação tinha feito chegar ao Governo quando este tomou posse com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra.

"O Governo indica que vai falar connosco rapidamente, conforme esperamos, e estamos juntos no cumprimento deste objetivo, comum às empresas e ao Governo, que é concretizar o grande plano de investimentos de Portugal", disse o presidente da AICCOPN, referindo-se à conclusão do PT2020, a contratualização dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e à preparação do novo pacote de fundos, o PT2030.

Reis Campos assinalou que o setor tem revelado uma "grande resiliência" e que "nunca parou", mas salienta que o problema da subida dos custos e escassez de materiais e de mão de obra, que já se tinha começado a sentir com a pandemia, se agravou com a guerra na Ucrânia, criando uma situação de instabilidade e incerteza muito grande.

Neste contexto, considerou que a medida hoje aprovada pelo Governo está "no bom caminho".

O diploma que abre caminho a uma revisão dos preços das empreitadas de obras públicas e dos contratos públicos de aquisição de bens e serviços vai estar vigente até ao final deste ano, segundo referiu o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Leia Também: Viana do Castelo. APPACDM lança a concurso obras orçadas em um milhão

Campo obrigatório