Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Há menos casas à venda. Oferta caiu ...

Há menos casas à venda. Oferta caiu 13% no 1.º trimestre, diz o idealista

Coimbra (-34%) e Leiria (-25%) foram as cidades que perderam mais casas à venda, revela o portal de imobiliário.

Há menos casas à venda. Oferta caiu 13% no 1.º trimestre, diz o idealista

Com o número de transações a acelerar, a oferta de casas à venda desceu 13% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo portal de imobiliário idealista. 

"O aumento da venda de casas no último ano, provocou uma descida de 13% no 'stock' do parque habitacional português disponível à venda no primeiro trimestre de 2022, face ao que estava disponível no mesmo período de 2021", pode ler-se num comunicado ao qual o Casa ao Minuto teve acesso. 

Os dados daquele portal revelam que a oferta de habitação à venda em Portugal desceu em 16 capitais de distrito no último ano. 

"A liderar a lista encontra-se Coimbra (-34%), seguida por Leiria (-25%), Braga e Setúbal (-20% em ambas as cidades) como as capitais onde 'stock' disponível para comprar casa mais desceu. Seguem-se Faro (-19%), Évora (-19%), Viana do Castelo (-13%), Lisboa (-12%), Porto (-12%), Aveiro (-11%), Ponta Delgada (-11%), Viseu (-10%), Beja (-9%) e Funchal (-3%). Em Bragança a descida da oferta alcança os 2% e em Santarém 1%", pode ler-se. 

Do lado oposto, Vila Real foi a cidade onde mais cresceu a oferta (28%), seguida por Castelo Branco (7%), sendo as duas únicas cidades analisadas onde o 'stock' aumentou, indica o idealista. 

Leia Também: Apitrel diz que Portugal "lidera" descida dos preços de banda larga fixa

Campo obrigatório