Meteorologia

  • 09 FEVEREIRO 2023
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Ponta Delgada prevê investir mais de...

Ponta Delgada prevê investir mais de 90 milhões em habitação até 2026

A Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, revelou hoje que prevê investir em habitação mais de 90 milhões de euros até 2026, estando a trabalhar para "resolver o problema a 759 agregados familiares".

Ponta Delgada prevê investir mais de 90 milhões em habitação até 2026

Em comunicado, a autarquia indica que são 2.239 as pessoas "que vivem em condições habitacionais indignas", seja "sobrelotação, insalubridade, precariedade ou inadequação".

Citado no comunicado, o presidente do município, Pedro Nascimento Cabral (PSD), diz que a autarquia "vai cumprir com o plano no máximo das suas possibilidades, estando previsto um investimento na habitação que ultrapassa os 90 milhões de euros a executar até 2026".

Hoje, o executivo camarário aprovou, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação, um documento que "identifica as reais necessidades ao nível de habitação do concelho de Ponta Delgada".

Para Pedro Nascimento Cabral, trata-se de um plano "fundamental para a estratégia da atuação" municipal.

O autarca reconhece que o plano para investir na habitação "é ambicioso", atendendo às metas e aos prazos impostos pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas salienta que era "uma oportunidade que a Câmara não poderia deixar passar".

"Há um trabalho de recuperação a desenvolver, atendendo à falta de visão e de investimento dos sucessivos governos regionais da responsabilidade do partido socialista no nosso concelho", acrescenta.

A Câmara de Ponta Delgada está também a trabalhar na Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, considerada "uma prioridade máxima".

No comunicado relativo à reunião camarária de hoje, a maioria social-democrata considera a aprovação, por unanimidade, da Estratégia Local de Habitação como "condição obrigatória para o acesso ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação -- 1.º Direito".

Leia Também: Instalação de painéis solares: Afinal, que apoios existem?

Campo obrigatório