Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Crédito à habitação Banca espera "ligeiro aumento da pro...

Banca espera "ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação"

Relatório do BdP revela que os bancos antecipam um "ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação e consumo".

Banca espera "ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação"

O Banco de Portugal (BdP) revelou, esta terça-feira, que a banca antecipa um ligeiro acréscimo da procura por empréstimos para a compra de casa no segundo trimestre do ano. A conclusão foi apresentada no 'Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito', divulgado esta terça-feira. 

No relatório, o BdP escreve que as expectativas apontam para um "aumento da procura de empréstimos de curto prazo sobretudo por PME [pequenas e médias empresas] e ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação e consumo". 

A procura de empréstimos por parte de PME aumentou ligeiramente, no primeiro trimestre, mas diminuiu por parte das grandes empresas.

De acordo com a análise do banco central, os motivos para o aumento de procura pelas PME prendem-se com "pressões da concorrência e tolerância a riscos" que "contribuíram ligeiramente para critérios menos restritivos no crédito ao consumo e outros fins".

Leia Também: FIFA lança plataforma digital grátis para transmissão de jogos

Campo obrigatório