Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Investimentos Vendeu ou herdou casa? Saiba o que s...

Vendeu ou herdou casa? Saiba o que são mais-valias imobiliárias

Na prática, as mais-valias são o lucro obtido com a venda de um imóvel, de acordo com o Doutor Finanças.

Vendeu ou herdou casa? Saiba o que são mais-valias imobiliárias
Notícias ao Minuto

14:30 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto 

Casa mais-valias imobiliárias

Quando se vende um imóvel há vários fatores a ter em conta, "entre os quais o facto de termos de o declarar às Finanças e que há a possibilidade de registar mais-valias", explica o Doutor Finanças. Afinal, o que são as mais-valias imobiliárias? 

"As mais-valias são o lucro obtido com a venda de um imóvel. Ou seja, se comprou um imóvel por 100 mil euros e o vendeu por 150 mil euros, obteve uma mais-valia de 50 mil euros", esclarece a empresa especializada em finanças pessoais. 

Contudo, o valor pode não ser assim tão óbvio, conforme explica o Doutor Finanças: "Se comprou a casa há 20 anos por 100 mil euros e a vendeu agora por 150 mil euros a mais-valia não é de 50 mil euros. Porquê? Porque para calcular o valor da mais-valia é preciso ter em consideração o coeficiente de desvalorização monetária. Este coeficiente permite atualizar o valor de um imóvel". 

Além da questão do coeficiente, "é possível apresentar despesas associadas ao imóvel vendido que reduzem o valor potencial das mais-valias". Além disso, "depois, poderá ainda reduzir o imposto a pagar se houver reinvestimento. Este reinvestimento tem de cumprir algumas regras, mas, no limite, isenta qualquer pagamento", indica a empresa.

Como declarar a venda de um imóvel?

Ainda segundo o Doutor Finanças, a venda de um imóvel é declarada "através do preenchimento do Anexo G da sua declaração de IRS. Neste anexo deve preencher o quadro 4, de forma a fornecer todos os elementos necessários para o cálculo das mais-valias".

"É aqui que vai dizer às Finanças quando comprou o imóvel, o valor pelo qual o comprou e quando o alienou e porque montante. E é aqui que poderá incluir os encargos que teve com o imóvel", explica a empresa. 

Leia Também: Exportações na Alemanha sobem 14,3% em fevereiro face homólogo

Campo obrigatório