Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Construção Concursos de obras públicas mantêm-s...

Concursos de obras públicas mantêm-se, mas caem os contratos celebrados

Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registaram uma variação homóloga nula até fevereiro deste ano, totalizando 554 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados recuaram 49%, para 260 milhões, divulgou hoje a associação do setor.

Concursos de obras públicas mantêm-se, mas caem os contratos celebrados
Notícias ao Minuto

13:58 - 25/03/22 por Lusa

Casa AICCOPN

De acordo com a AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, esta variação nula nos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ocorre após um crescimento homólogo de 7% em janeiro deste ano.

Sobre o total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados -- objeto de reporte no Portal Base --, atingiram os 260 milhões de euros nos dois primeiros meses deste ano, o que correspondeu a uma queda de 49% na comparação com idêntico período homólogo do ano precedente.

Além disso, observou-se, pelo terceiro mês consecutivo, uma redução em termos homólogos acumulados, salienta a AICCOPN.

Os contratos de empreitada celebrados no âmbito de concursos públicos, neste período de análise, por sua vez, situaram-se em 151 milhões de euros, valor inferior em 54% ao observado em igual período do ano anterior.

Já os contratos celebrados através de ajustes diretos e consultas prévias recuaram 22% em termos homólogos, para 53 milhões de euros, conclui a associação do setor.

Leia Também: Governo aponta para crescimento da economia de 5% em 2022 e 3,3% em 2023

Campo obrigatório