Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º
Imobiliário Construção Antiga mercearia transforma-se em ce...

Antiga mercearia transforma-se em centro de promoção dos vinhos do Douro

O edifício de uma antiga mercaria de Alijó foi transformado num espaço focado na promoção dos vinhos do Douro, que vai ser inaugurado a 8 de abril após um investimento de um milhão de euros, foi hoje anunciado.

Antiga mercearia transforma-se em centro de promoção dos vinhos do Douro
Notícias ao Minuto

11:08 - 24/03/22 por Lusa

Casa Douro

Na antiga Casa dos Noura, no centro da vila de Alijó, distrito de Vila Real, foi criado o Centro de Mostra e Amostra de Produtos Endógenos do concelho e a inauguração conta com a exposição "Quatro paredes caiadas", da artista plástica Joana Vasconcelos.

"Há cerca de 80 anos era a principal mercearia do concelho. Pegando nessa história do edifício, que estava em ruínas, devoluto, o município adquiriu-o e, com recurso a fundos comunitários, investiu ali cerca de um milhão de euros, e criou um espaço dedicado à promoção dos nossos produtos endógenos, focado no vinho", afirmou o presidente da Câmara de Alijó, José Paredes.

O autarca referiu que se pretende que o edifício seja "o palco principal, o cartão de visita" do município, no que diz respeito aos vinhos produzidos naquele concelho.

"É um espaço expositivo, de degustação, de tertúlias vínicas e de venda ao público também", explicou.

José Paredes destacou a parceria cultural com Joana Vasconcelos, que terá 15 peças em exposição na Casa dos Noura até ao final de junho.

E é precisamente em junho, entre os dias 17 e 19, que o município lança a nova feira para promover e divulgar os vinhos do planalto de Alijó.

O certame "Vinhos e Sabores dos Altos" vem substituir a antiga "Alifeira", que era realizada naquele concelho.

José Paredes explicou que a designação "dos Altos" está relacionado com os vinhos que são produzidos em zonas de cotas mais altas.

Neste planalto, a cotas entre os 600 e os 800 metros de altitude estão, segundo o autarca, reunidas as condições para a produção de "vinhos frescos, jovens e aromáticos".

"Os vinhos do douro profundo, a uma cota mais baixa, já têm o seu mercado mais ou menos estabilizado e definido, por isso achamos que devíamos dar oportunidade a este novo nicho de mercado e apostar neste tipo de vinhos", referiu.

A feira dos "Vinhos e Sabores dos Altos" associará a promoção dos vinhos à gastronomia, harmonizando provas de vinho comentadas por especialistas com demonstrações culinárias promovidas por reconhecidos 'chefs' de cozinha.

Para além dos vinhos, será também um espaço de promoção do azeite e outros produtos agroalimentares regionais.

Leia Também: Prejuízo da Seat agrava-se em 32% em 2021 para 256 milhões de euros

Campo obrigatório