Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Este município tem medidas para ajud...

Este município tem medidas para ajudar refugiados e ucranianos residentes

O município de Soure vai promover um conjunto de "ações de curto e médio prazo" para ajudar as famílias ucranianas residentes no concelho e participar no esforço europeu de apoio à vaga de refugiados da Ucrânia.

Este município tem medidas para ajudar refugiados e ucranianos residentes
Notícias ao Minuto

12:51 - 09/03/22 por Lusa

Casa Soure

As medidas adotadas pela Câmara de Soure, no distrito de Coimbra, integram um plano denominado "Soure para a Ucrânia", do qual fazem parte "ações imediatas de curto prazo, como seja o estabelecimento de um corredor emergencial que permita às famílias ucranianas do concelho a reunião dos seus familiares, desde os países que estão na primeira linha da receção dos refugiados de guerra" até ao seu acolhimento local.

"Este corredor está operacional através de contactos" ('pinpoints') ativados com contactos da Carta da Europa, uma rede que "no concelho leva mais de 20 anos de cooperação e permite ter estas portas de entrada a partir da Polónia (Strzyzów), da Eslováquia (Medzev) e da Roménia (Ibanesti)", afirmou em comunicado a autarquia presidida por Mário Jorge Nunes.

Trata-se de um mecanismo que "funciona através da sinalização aos serviços da Câmara dos familiares a transportar, que depois assegura a receção e acolhimento" naquelas três cidades do Leste europeu, bem como o transporte até Soure.

"Quer Strzyzów, quer Medzev estão a aproximadamente 100 quilómetros da fronteira ucraniana e integram importantes rotas de evacuação de refugiados, nomeadamente a partir de Lviv", na Ucrânia, salientou a Câmara Municipal.

Por outro lado, a autarquia "porá em funcionamento até ao fim desta semana uma rede municipal de acolhimento temporário, que integrará os serviços municipais", além das redes social, escolar e de saúde.

O objetivo é "estabelecer uma plataforma permanente com a capacidade de acolher até 100 refugiados" em regime temporário.

"Considerando aqueles que são atualmente os perfis principais dos refugiados (idosos, mulheres e crianças), este serviço estará especialmente vocacionado para o acolhimento em resposta de emergência, incluindo o apoio psicológico e médico", segundo a nota.

Também, "numa linha de médio e longo prazo, o município vai operacionalizar uma ferramenta dedicada às famílias ucranianas que optem pela emigração e residência permanente em Portugal".

Neste capítulo, a intenção "é potenciar as políticas de habitação e captação de residentes com a disponibilidade de habitação -- quatro frações T2 estão já disponíveis em Soure, mas o objetivo é estender a disponibilidade às outras freguesias -- mas também no emprego, com um programa de formação que permita aos emigrantes ucranianos uma rápida integração e disponibilidade funcional para o mercado de trabalho".

O autarca do PS Mário Jorge Nunes já esteve reunido com representantes da comunidade ucraniana no concelho para os informar das medidas tomadas e "efetuar um levantamento das necessidades mais prementes e preocupações dos seus membros e familiares".

Leia Também: Air France-KLM quer crescer em Portugal e diz ter os 'slots' necessários

Campo obrigatório