Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Após 'ok' do IHRU, estratégia de hab...

Após 'ok' do IHRU, estratégia de habitação deste município foi aprovada

A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Vila Viçosa (Évora), que envolve cerca de um milhão de euros de investimento, foi aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), revelou hoje a câmara.

Após 'ok' do IHRU, estratégia de habitação deste município foi aprovada
Notícias ao Minuto

16:17 - 25/02/22 por Lusa

Casa Habitação

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município alentejano indicou que a ELH vai apoiar, ao abrigo do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, "27 agregados, correspondentes a 100 pessoas", que "vivem atualmente em condições habitacionais indignas" no concelho.

O presidente da câmara, Inácio Esperança, explicou à Lusa que estão previstas "obras em 27 habitações de famílias do concelho", que vivem em casas "degradadas".

Com esta iniciativa, o objetivo passa por "melhorar as condições de habitação de cerca de 100 pessoas", disse.

Segundo o autarca, está também prevista a "reabilitação de moradias que estão em ruínas no centro histórico de Vila Viçosa".

"É muito importante este apoio às famílias do concelho que habitam em condições indignas", realçou o autarca, acrescentando que, "no século XXI, já ninguém devia habitar nestas condições".

Inácio Esperança referiu ainda que a ELH "pode ir sendo ajustada à medida das necessidades na área da habitação", embora tenha de ser desenvolvida até ao final de 2026.

"Vamos trabalhar e pôr mãos à obra para que se consiga realizar a Estratégia Local de Habitação na sua totalidade", argumentou.

De acordo com a autarquia, o acordo de colaboração com o IHRU para o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação foi assinado na quinta-feira.   

Leia Também: Empréstimos a particulares continuam a acelerar no arranque de 2022

Campo obrigatório