Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 29º
Finanças Crédito à habitação Vai comprar casa? Sete cuidados a te...

Vai comprar casa? Sete cuidados a ter ao pedir um empréstimo

Do valor da casa aos custos futuros, fique a par de algumas recomendações do Doutor Finanças.

Vai comprar casa? Sete cuidados a ter ao pedir um empréstimo

Se está a pensar comprar casa e recorrer a um crédito à habitação há alguns cuidados que deve ter, em especial porque é essencial estar bem informado para fazer a melhor escolha possível. 

"Comprar casa é o sonho da maioria de nós. Sendo que, na maior parte das vezes, precisamos de recorrer a crédito para conseguirmos concretizar esse sonho. Mas há muitas questões que precisamos de ter em consideração e a preparação e informação são as nossas melhores aliadas", aconselha Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A empresa de finanças pessoais e familiares destaca sete cuidados que devemos ter quando decidimos comprar casa com recurso a crédito habitação. Tome nota:

1. Apurar o valor da casa que podemos comprar

"O primeiro passo a tomar na procura de casa é começar por fazer uma análise para termos noção da casa que podemos comprar.  O valor da casa “ideal” depende de inúmeros fatores, sendo que é essencial percebermos qual o valor que podemos pagar por mês. Para isso, é necessário calcular a nossa taxa de esforço. Num crédito habitação, esta não pode ser superior a 30%, ou seja, os encargos não devem superar 30% da totalidade dos rendimentos. O que significa que num rendimento de 1.000 euros, a prestação não pode ultrapassar os 300 euros."

2. Identificar necessidades e preferências de utilização

"Em segundo lugar, se estamos à procura de comprar casa com crédito habitação, devemos ponderar mais alguns fatores previamente. Para facilitar a procura, devemos tomar decisões, avaliando as nossas necessidades e preferências: a localidade e zona onde queremos morar, se é necessário ter acesso a transportes e serviços, se procuramos um apartamento ou uma moradia, se temos preferência pelo andar ou se temos de ter varanda/terraço. Devemos ainda questionar-nos quanto à utilização que vamos fazer da casa que estamos a pensar comprar."

3. Comprar novo ou usado?  

"Também devemos ponderar se podemos comprar um imóvel novo ou usado. O estado do imóvel vai, claro, impactar o valor. Podemos optar por comprar um imóvel usado, mas mandar fazer obras para o colocar em melhores condições ou ao nosso gosto. Nestes casos devemos pedir orçamentos para perceber quanto nos pode custar fazer a reformulação. Isso pode ajudar-nos a perceber se mais vale comprar novo ou usado. Uma das recomendações que se faz quando se opta por comprar uma casa para remodelar é contar com mais 10% do valor orçamentado. Esta margem faz com que estejamos mais protegidos em caso de aumentos de preços ou alguns imprevistos."

4. Considerar custos iniciais: entrada, impostos e comissões  

"Antes de avançar com a compra da casa, é preciso termos noção dos custos, documentos e impostos que vamos ter de suportar. Uma das questões a ter em consideração é termos de ter, pelo menos, 10% do valor total da casa, uma vez que os bancos não financiam 100% da operação. Além do valor de entrada, ainda vamos ter de pagar impostos: o Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto de Selo (IS); e comissões bancárias (despesas de processo, comissão de dossier, comissão de avaliação, comissão de formalização, o registo de compra e o registo de hipoteca)."

5. Avaliar a taxa fixa, variável ou mista

"A decisão sobre o tipo de taxa que vamos ter no nosso crédito é essencial. Não há decisões certas ou erradas, porque ninguém consegue prever o futuro. A decisão sobre o tipo de taxa deve ser tomada considerando fatores como: a casa que estamos a comprar é para vivermos o resto da vida ou daqui a dois/três anos estamos a mudar? O que privilegiamos a estabilidade de uma prestação fixa ou começar a pagar menos e arriscarmos pagar mais no futuro?"

6. Contabilizar dois seguros

"A juntar à prestação mensal do crédito, vão ser adicionadas as prestações de dois seguros: de vida e multirriscos. Isto porque estes são dois seguros requeridos pelos bancos num crédito habitação."

7. Perceber quais são os custos futuros de comprar casa

"Após comprarmos casa, existem outros custos que devemos ter em conta, mas que dependem de alguns aspetos. Se o imóvel que comprámos foi num prédio com condomínio, vamos ter de nos preocupar em pagar as quotas mensais e/ou outros custos que possam surgir como pintura do prédio, alguma reparação comum, um seguro de condomínio se for do acordo de mais de metade das frações do prédio, entre outros relacionados."

Leia Também: Poupar água? Saiba como o fazer em casa nas lavagens de roupa e loiça

Campo obrigatório