Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º
Cerveira quer construir auditório de...

Cerveira quer construir auditório de 2,1 milhões para dinamizar cultura

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu hoje concurso público para a construção de um auditório para eventos culturais que deverá estar concluído no verão de 2023, no valor base de 2,1 milhões de euros.

Cerveira quer construir auditório de 2,1 milhões para dinamizar cultura
Notícias ao Minuto

21:35 - 22/02/22 por Lusa

Casa Obra

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo disse que a construção do equipamento municipal é uma "prioridade" do executivo presidido por Rui Teixeira.

Segundo o autarca socialista, citado no documento, o objetivo é "dar continuidade a um projeto do PS, interrompido em 2013", ano em que perdeu a autarquia para o movimento independente Pensar Cerveira-Pence  

"Apesar de oito anos de atraso, a execução deste projeto integrou o programa eleitoral e, em apenas quatro meses de governação, já é mais um compromisso em curso. Com este auditório vai ser possível implementar uma estratégia de captação de turismo e de agendamento de eventos para todo o ano, e não só durante a época de verão, contribuindo para uma maior atratividade. Em Vila Nova de Cerveira falta inovação cultural e queremos recuperar isso, e este é um grande passo", referiu.

O espaço de "receção multicultural de excelência do concelho deverá estar concluído a tempo de promover um verão 2023".

Com a construção do auditório municipal, o município propõe-se "dinamizar uma agenda cultural consistente e a decorrer durante todo o ano, além de se afirmar como uma referência no Alto Minho".

A "intervenção, a desenvolver-se na praça superior do Mercado Municipal, confrontando com o edifício do Palácio da Justiça e a Praça da Galiza, consiste na construção de um grande auditório polivalente com capacidade para 408 lugares (com oito destinados a pessoas com deficiência motora)".

Mais de uma década após a remodelação da cobertura do mercado municipal, "o novo executivo municipal de Vila Nova de Cerveira quer ver nascer uma nova geração de equipamentos culturais, para darem resposta às necessidades culturais do concelho, com recurso a mais tecnologia, integrando a transição digital e fomentando a inovação".

"O objetivo é assegurar a sua polivalência através da atividade multicultural em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema, mas também um espaço que se apresente como um centro para a realização de conferências, palestras e reuniões profissionais de âmbito nacional e internacional", sustenta a autarquia.

A empreitada integra-se no Plano de Ação de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Cerveira (PARU), submetida a uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte (PO NORTE 2020).

O concurso público foi publicado na última sexta-feira, com um preço base de 2.165.885,00 euros e o prazo de execução de 365 dias.

O período de entrega de propostas para a execução da empreitada pública 'Cerveira -- Palco das Artes', num investimento base de 2.1ME, decorre até dia 11 de março.

Leia Também: Porto lança consulta prévia para empreitada no terreno da sala de consumo

Campo obrigatório