Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Autarquia vende terrenos a 10 cêntim...

Autarquia vende terrenos a 10 cêntimos/m2 para centro tecnológico

A Câmara de Águeda vai vender, a 10 cêntimos, terrenos avaliados em 15 euros o metro quadrado, ao consórcio liderado pela Polisport, plásticos, S.A, para um Centro de Tecnologia e Inovação, revelou hoje fonte municipal.

Autarquia vende terrenos a 10 cêntimos/m2 para centro tecnológico
Notícias ao Minuto

16:10 - 22/02/22 por Lusa

Casa Águeda

São cerca de 16.342 metros quadrados, correspondentes aos lotes 64 a 68 do Parque Empresarial do Casarão, totalizando o valor simbólico de 1.634,30 euros, o que se traduz num apoio municipal ao projeto superior a 245 mil euros.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Águeda aprovou na última reunião do executivo o reconhecimento de interesse público ao projeto "ABIMOTA -- Centro de Tecnologia e Inovação (CTI)", a ser criado no Parque Empresarial do Casarão.

"O reconhecimento de interesse público faz parte do processo de candidatura do Centro de Tecnologia e Inovação a fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que exige que o consórcio candidato, liderado pela Polisport, plásticos, S.A., seja proprietário do terreno onde o centro venha a ser instalado", explica a autarquia.

Trata-se de uma infraestrutura que, "para além da criação do centro propriamente dito, irá criar as condições para apoiar a inovação e o desenvolvimento de novos materiais, produtos e modelos, cativando para Águeda competências nesta área".

"Reconhecemos o óbvio e manifesto interesse público deste projeto, que vai beneficiar empresas de Águeda e não só, e apoiamo-lo com um montante efetivo muito significativo", disse o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, observando que, dessa forma, "a câmara realiza um efetivo e inequívoco apoio à ABIMOTA"

O autarca salienta que o projeto se soma aos investimentos que o município está a realizar para a qualificação do Parque Empresarial do Casarão, onde a autarquia vai investir mais de 20 milhões de euros, financiados pelo PRR, para ali criar uma "Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração".

"Segundo os pressupostos deste apoio, a venda dos referidos lotes destina-se exclusivamente para esta finalidade, pelo que se o projeto do Centro de Tecnologia e Inovação não vier a ser aprovado pelo PRR, o município terá de ser ressarcido do apoio realizado", esclarece.

Leia Também: Exportadores de gás afirmam que é difícil aumentar muito os volumes

Campo obrigatório