Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º
Imobiliário Habitação Dos eletrodomésticos às plantas: Dic...

Dos eletrodomésticos às plantas: Dicas para ser mais sustentável em casa

Ser mais sustentável começa em casa. Fique a par de algumas dicas que podem ajudar.

Dos eletrodomésticos às plantas: Dicas para ser mais sustentável em casa

As preocupações com a sustentabilidade devem fazer parte do nosso dia a dia e é importante que adaptemos os nossos comportamentos para que a nossa rotina tenha menos impacto no meio ambiente - e isto pode começar, desde logo, nas nossas casas. 

Nesta senda, o site Notas em Dia reuniu um conjunto de 10 dicas que podem ajudar a ser mais sustentável em casa. Tome nota: 

  1. Eletrodomésticos mais sustentáveis - "Na hora de trocar ou adquirir eletrodomésticos, opte sempre pelos aparelhos mais ecológicos e mais eficientes, preferencialmente com etiqueta A++ ou A+, que são os que têm o melhor desempenho energético. Desta forma todos ganham, o ambiente e as suas finanças."
  2. Produtos de higiene sólidos - "A ‘invadir’ as prateleiras das superfícies comerciais, sabonetes, barras de limpeza de rosto champôs e condicionadores para o cabelo, desodorizantes, dentífricos e produtos para higiene íntima sólidos e feitos a partir de ingredientes naturais ajudam a reduzir a presença de substâncias nocivas nos oceanos e representam menos embalagens de plástico."
  3. Compre a granel - "Ao comprar alimentos e outros produtos, como os de limpeza, a granel, além de conseguir reduzir o desperdício alimentar por comprar apenas as quantidades de que necessita, garante também a redução dos sacos e embalagens de plástico."
  4. Reduza o desperdício alimentar - "Cascas, talos e folhas dos legumes podem ser guardados e aproveitados para fazer caldo de legumes ou para compostagem – informe-se sobre os compositores comunitários na sua zona –, as sobras de batata ou cenoura podem ser convertidas em sopa ou puré, a fruta madura pode ser assada no forno ou usada em batidos, entre outras alternativas. Congelar o que não vai consumir a curto prazo ou o que sobrou para outras refeições é também um hábito a adotar."
  5. Compre produtos locais - "Comprar produtos locais minimiza as emissões de carbono relacionadas com o transporte entre a origem e o local de consumo e em muitos casos assegura uma maior qualidade nutricional dos alimentos."
  6. Torne a casa mais sustentável - "Pequenos gestos em casa podem torná-la consideravelmente mais sustentável e, não menos importante, ajudar a poupar dinheiro. A começar, por exemplo, pela substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, de baixo consumo e pela escolha de eletrodomésticos o mais eficientes possível (A+ ou A++)."
  7. Como aquecer a casa - "Nos meses mais frios, não se precipite antes de ligar os aquecedores. Usar roupa quente e confortável é a forma mais económica e prática de se manter quente em casa. Não menos importante é isolar a casa mais não seja com fitas e borrachas de calafetagem, bem como os chouriços para as portas, o que já ajuda bastante."
  8. Use a água racionalmente - "Habitue-se a fechar a torneira enquanto lava os dentes ou o cabelo, ou faz a barba, reduza o tempo no duche, que deve preferir sempre ao banho de imersão. Use as máquinas da loiça e roupa com a carga máxima. Ponha uma garrafa dentro no autoclismo ou fazer, se possível, meias descargas. Se lavar o carro, faça com balde e esponje não com mangueira, que gasta muito mais água."
  9. Recicle o máximo possível - "Separe o lixo para reciclagem e ponha-o nos ecopontos específicos para o efeito: azul para papel; amarelo para plásticos e embalagens; verde para vidro."
  10. Plantas em casa - "São vários os benefícios das plantas em casa, entre os quais se destacam a redução do stress e da ansiedade, o aumento da criatividade e produtividade, redução de crises alérgicas, aumento da humidade do ambiente, melhoria da estética, etc. Como se não bastasse, algumas plantas ajudam a purificar o ar, por isso, aproveite. Crisântemos, dracenas, samambaias, lírios-da-paz e espadas-de-são-jorge são algumas das opções fáceis de encontrar."

Leia Também: Lá fora: Bernardo Silva e Mbappé brilham e ocupam as manchetes

Campo obrigatório