Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Se está a pensar comprar casa, conhe...

Se está a pensar comprar casa, conheça oito cuidados que deve ter

Além de avaliar a sua situação financeira, que outros cuidados deve ter antes de avançar para a compra de uma casa? Conheça aqui alguns deles.

Se está a pensar comprar casa, conheça oito cuidados que deve ter
Notícias ao Minuto

09:53 - 11/02/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Imóveis

Comprar casa é uma decisão que deve ser muito bem ponderada, uma vez que representará, em muitos casos, um encargo mensal durante muitos anos - isto é, se fizer um empréstimo. Há, por isso, alguns cuidados que deve ter, de acordo com o ComparaJá.

1 – Avalie a sua situação financeira

"Um dos cuidados a ter na compra de imóveis é certificar-se que avalia bem a sua situação profissional e financeira para que tome uma decisão ponderada que não afete a sua estabilidade."

2 – Escolheu o melhor crédito à habitação?

"Este é um dos cuidados a ter na compra de imóveis mais importante, pois estamos a falar de um montante avultado que terá muito peso no seu orçamento e cujas prestações ficará a pagar durante um longo período de tempo. Certifique-se de que escolhe o crédito à habitação que oferece as melhores as condições, sendo cauteloso para não pressionar demasiado a sua taxa de esforço."

3 – Pondere bem sobre o tipo de casa a escolher

"Uma vez estipulado o montante disponível para investir na sua habitação, deve decidir que tipo de casa quer comprar. Será que prefere optar por um imóvel totalmente novo ou usado? Se quer optar por uma habitação usada, comece por analisar o estado da mesma e perceber se esta precisa apenas de algumas melhorias ou se de uma remodelação completa. Faça as contas ao preço da casa mais eventuais obras que a mesma necessite e veja se realmente compensa ao invés de uma nova."

4 – Verifique toda a documentação do imóvel

"Deve conhecer quem lhe está a vender a casa e saber se a pessoa em questão tem legitimidade para o fazer e ainda se não existem quaisquer ónus ou penhoras, arrendamento, hipotecas, usufruto associados à habitação.  Pesquise, ainda, se existem dívidas de condomínio."

5 – Certifique-se que não existem encargos sobre o imóvel

"Para ficar a saber se não existem ónus financeiros ou de propriedade, deve dirigir-se à Conservatória do Registo Predial e adquirir a Certidão de Teor."

6 – Preste atenção à localização e à acessibilidade

"Não é apenas o estado da habitação que deve ter em consideração, sendo que também uma avaliação da localização e das acessibilidades são dois cuidados a ter na compra de imóveis."

7 – Não se esqueça do Certificado Energético

"É obrigatório que o vendedor lhe forneça o Certificado Energético do imóvel. Este documento é um indicador dos gastos que terá a nível de consumo de energia na sua casa para lhe proporcionar um nível de conforto aceitável. Verifique ainda a qualidade das portas, janelas, vãos e a existência de painéis solares."

8 – Aspetos técnicos do edifício também são importantes

"Caso opte por um apartamento, deve ter em consideração não só a construção e aspetos técnicos da casa, como também do próprio edifício."

Leia Também: Ano 'arranca' com descidas. Neste portal, preços das casas baixaram 0,9%

Campo obrigatório