Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Mercado Agentes 'Networking' no imobiliário: Como cr...

'Networking' no imobiliário: Como criar uma "boa rede de contactos"?

"A informação, reciprocidade, simpatia, autoridade, são algumas das linhas que podem contribuir para construir uma boa rede de contactos, assim como a sensação de escassez, o compromisso e a consistência. A ideia é criar, manter e aumentar o valor para todos os envolvidos", explica Francisco X. Froes, presidente da Associação Alumni MBA NOVA SBE (AMBA).

'Networking' no imobiliário: Como criar uma "boa rede de contactos"?

"O 'networking' é parte fundamental de várias atividades profissionais, e o imobiliário não é exceção", começa por fazer sobressair a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII). Por esse motivo, este foi o tema do mais recente Pequeno Almoço APPII, que contou com a participação de Francisco X. Froes, presidente da Associação Alumni MBA NOVA SBE (AMBA), que deu mote ao debate entre os associados, refere a APPII na sua página oficial.

"O 'networking' é a arte e ciência de criar, manter e fazer crescer relações de valor acrescentado", enfatizou Froes durante a 39.ª Executive Breakfast Session da APPII. Cada indivíduo deve gerir a sua network "como uma equipa", da qual se é "líder informal, pela autoridade e influência, e não pelo poder", acrescentou. Mas como criar uma "boa rede de contactos"?

Segundo a associação, Froes explicou que "a informação, reciprocidade, simpatia, autoridade, são algumas das linhas que podem contribuir para construir uma boa rede de contactos, assim como a sensação de escassez, o compromisso e a consistência. A ideia é criar, manter e aumentar o valor para todos os envolvidos."

Nesta senda, Froes fez ainda sobressair que existem vários tipos de contactos: Os chamados “strong ties” que dizem respeito às pessoas com quem nos relacionamos num círculo próximo, como os amigos, e os “weak ties” que dizem respeito a pessoas mais afastadas. "No fundo, um e outro não são melhores ou piores", isto porque podem servir propósitos diferentes.

Por fim, o presidente da AMBA salvaguarda que "a oferta e disponibilidade, respeito pelas pessoas e pelas regras de funcionamento da cultura, confiança, comunicação, bom senso, empatia, motivação, confidencialidade, unanimidade e a importância de expressar gratidão são pontos cruciais para criar uma boa rede de networking."

Leia Também: Imobiliário. MAXFINANCE Gold entre as melhores PME de Portugal

Campo obrigatório