Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Cheiro a mofo 'teima' em ficar? O qu...

Cheiro a mofo 'teima' em ficar? O que fazer para se livrar deste problema

"Tanto poderá recorrer a produtos comprados nos supermercados como experimentar soluções caseiras", revela a plataforma Ekonomista. Fique a par de algumas dicas.

Cheiro a mofo 'teima' em ficar? O que fazer para se livrar deste problema
Notícias ao Minuto

14:02 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Mofo

Em primeiro lugar, importa saber que para se livrar do cheiro a mofo é preciso conhecer a origem e, depois, limpar o bolor que está a provocar esse odor. No entanto, a verdade é que em alguns casos o cheiro 'teima' em ficar, mesmo depois de eliminar o respetivo problema. O que fazer nesses casos? O Ekonomista explica-lhe.

"Tanto poderá recorrer a produtos comprados nos supermercados como experimentar soluções caseiras", revela a plataforma.

Caso prefira produtos químicos, entre a variedade disponível no mercado, o Ekonomista destaca os  produtos Sanytol, Neoblanc Spray Multiusos ou lixívia. Mas se prefere fazer os seus próprios produtos, anote estas dicas.

"Uma das mais conhecidas é misturar um litro de água com 650 gramas de cravo-da-índia." Assim, faça a mistura e deixe a descansar durante 24 horas. Depois, utilize um borrifador e aplique nos armários. "Também poderá guardar dentro do armário bolinhas de cedro que ajudam a eliminar o mau cheiro e absorver a humidade", acrescenta o Ekonomista.

Outra dica caseira é utilizar vinagre branco, principalmente nos ambientes fechados, roupas e tapetes. "Poderá borrifar e deixar atuar durante a noite e depois lavar como habitualmente." Mas se toda a casa cheirar a mofo, deixe-a a arejar. Recorde-se que arejar a casa traz benefícios mesmo nos dias mais frios.

A plataforma sugere ainda em pintar as áreas mais sujeitas ao aparecimento de humidade e bolor com tintas isolantes e impermeabilizantes. Opte ainda por colocar nos armários caixas desumidificadoras. Assim, "poderá absorver a humidade dos armários e evitar o aparecimento de novas manchas."

Como evitar o cheiro a mofo?

Ainda assim, há alguns truques que previne que este cheiro apareça em casa. Segundo a plataforma o mais importante é não esquecer de arejar o ambiente e de verificar se há vazamentos ou infiltrações nas paredes.

Evite também em guardar roupas húmidas nos armários e opte por colocar giz ou uma caixa desumidificadora nos armários para ajudarem a reter o excesso de humidade. 

Leia Também: Problemas de humidade? Seis truques que podem ajudar

Campo obrigatório