Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Conheça os cinco arranha-céus mais a...

Conheça os cinco arranha-céus mais altos do mundo

O Casa ao Minuto reuniu cinco dos prédios mais altos do mundo, com base nos dados divulgados pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). Ora veja.

Burj Khalifa (Emirados Árabes) -

Com 163 andares e 828 metros de altura, o prédio foi inaugurado em 2010 e fica no Dubai.

Notícias ao Minuto

10:43 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Arranha-céus

Arranha-céu é pouco para classificar os edifícios reunidos nesta lista. A verdade é que os prédios mais altos do mundo testam os limites da arquitetura e desafiam as leis da física. A pensar nisso, o Casa ao Minuto reuniu cinco dos prédios mais altos do mundo, com base nos dados divulgados pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH).

Feita a análise, concluiu-se que, entre diferentes arquiteturas e formas, todos têm uma coisa em comum, mais de meio quilómetro de altura

Por sua vez, a China é o país que reúne mais prédios das cinco edificações mais altas do planeta Terra. Confira 'aqui' o ranking completo.

De realçar que esta lista inclui apenas os edifícios que estão completos ou que têm os seus pontos mais altos concluídos e possuem os seus andares ocupados.

1. Burj Khalifa (Emirados Árabes) – 828 m

O prédio foi inaugurado em 2010 e fica no Dubai. Com 163 andares e 828 metros de altura, a sua arquitetura foi criada para refletir a cultura do país e ser resistente ao vento e às temperaturas da região, escreve o jornal O Hoje. A estrutura em pirâmide e o centro reforçado por três alas permitem que o edifício não perca a sua estabilidade.

2. Shanghai Tower (China) – 632 m

Inaugurado em 2015, o edifício de estrutura espiral tem 128 andares, 632 metros de altura e um método inovador para regular a temperatura de forma eficiente. Isto porque conta com uma camada 'extra' no exterior do prédio que reduz o impacto entre a temperatura.

3. Makkah Royal Clock Tower (Arábia Saudita) – 601 m

Esta é a maior torre de relógio do mundo, sublinhe-se. Tem cerca de 601 metros de altura e está localizada na cidade do Islã, em Meca, junto da maior mesquita do mundo. As obras foram concluídas em 2012 e conta com 120 andares. 

4. Ping An Finance Centre (China) – 599 m

Com 115 andares, 599 metros de altura e localizado na província de Shenzhen, o Ping An Finance Center foi projetado em 2008 e a sua construção começou em 2010. No entanto, a obra paralisou em 2011 por se constatar que alguns pilares de sua fundação foram construídos com areia do mar, explica o mesmo jornal. Sob o risco de colapso, as estruturas foram demolidas e refeitas. As suas obras só foram retomadas em 2012.

5. Lotte World Tower (Coreia do Sul) - 556 metros

Inaugurado em 2017, o Lotte World Tower é um arranha-céu de 123 andares e 556 metros de altura em Seul, Coreia do Sul. É o edifício mais alto na península coreana, um título que anteriormente era detido pelo Ryugyong Hotel em Pyongyang, na Coreia do Norte.

Leia Também: EUA: Este arranha-céus 'inclina-se' mais de 7 centímetros por ano

Campo obrigatório