Arranha-céu é pouco para classificar os edifícios reunidos nesta lista. A verdade é que os prédios mais altos do mundo testam os limites da arquitetura e desafiam as leis da física. A pensar nisso, o Casa ao Minuto reuniu cinco dos prédios mais altos do mundo, com base nos dados divulgados pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH).
Feita a análise, concluiu-se que, entre diferentes arquiteturas e formas, todos têm uma coisa em comum, mais de meio quilómetro de altura.
Por sua vez, a China é o país que reúne mais prédios das cinco edificações mais altas do planeta Terra. Confira 'aqui' o ranking completo.
De realçar que esta lista inclui apenas os edifícios que estão completos ou que têm os seus pontos mais altos concluídos e possuem os seus andares ocupados.
1. Burj Khalifa (Emirados Árabes) – 828 m
O prédio foi inaugurado em 2010 e fica no Dubai. Com 163 andares e 828 metros de altura, a sua arquitetura foi criada para refletir a cultura do país e ser resistente ao vento e às temperaturas da região, escreve o jornal O Hoje. A estrutura em pirâmide e o centro reforçado por três alas permitem que o edifício não perca a sua estabilidade.
2. Shanghai Tower (China) – 632 m
Inaugurado em 2015, o edifício de estrutura espiral tem 128 andares, 632 metros de altura e um método inovador para regular a temperatura de forma eficiente. Isto porque conta com uma camada 'extra' no exterior do prédio que reduz o impacto entre a temperatura.
3. Makkah Royal Clock Tower (Arábia Saudita) – 601 m
Esta é a maior torre de relógio do mundo, sublinhe-se. Tem cerca de 601 metros de altura e está localizada na cidade do Islã, em Meca, junto da maior mesquita do mundo. As obras foram concluídas em 2012 e conta com 120 andares.
4. Ping An Finance Centre (China) – 599 m
Com 115 andares, 599 metros de altura e localizado na província de Shenzhen, o Ping An Finance Center foi projetado em 2008 e a sua construção começou em 2010. No entanto, a obra paralisou em 2011 por se constatar que alguns pilares de sua fundação foram construídos com areia do mar, explica o mesmo jornal. Sob o risco de colapso, as estruturas foram demolidas e refeitas. As suas obras só foram retomadas em 2012.
5. Lotte World Tower (Coreia do Sul) - 556 metros
Inaugurado em 2017, o Lotte World Tower é um arranha-céu de 123 andares e 556 metros de altura em Seul, Coreia do Sul. É o edifício mais alto na península coreana, um título que anteriormente era detido pelo Ryugyong Hotel em Pyongyang, na Coreia do Norte.
Leia Também: EUA: Este arranha-céus 'inclina-se' mais de 7 centímetros por ano