Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º
Finanças Investimentos Fundos imobiliários geriram mais 109...

Fundos imobiliários geriram mais 109,7 milhões de euros em dezembro

Dados hoje divulgados pela CMVM revelam que o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário, dos fundos especiais de investimento imobiliário e dos fundos de gestão de património imobiliário atingiu 10.923,5 milhões de euros. Uma subida de 1,01% face a novembro.

Fundos imobiliários geriram mais 109,7 milhões de euros em dezembro

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em dezembro de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.923,5 milhões de euros, mais 109,7 milhões (1,01%) do que em novembro.

Por sua vez, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário aumentou 0,7% para 8.198,1 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,40% para 2.323,1 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 13,1% para 402,3 milhões de euros.

No mesmo período em análise, revela ainda a CMVM, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 47,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (46,1%).

A Square AM (11,6%), a Interfundos (11,2%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,5%) detinham as quotas de mercado mais elevadas, saliente-se.

A CMVM indica também que, em dezembro, foram constituídas a sociedade de investimento imobiliário 'Reward Properties I - SICAFI, S.A.' gerida pela Insula Capital, a 'Touchwise, SICAFI, S.A', gerida pela LYNX Asset Managers e a 'Castro Red Capital, SICAFI, S.A.', gerida pela Silvip.

Nesta senda, a CMVM acrescenta também que "foram liquidados o fundo especial de investimento imobiliário 'Porto d'Ouro - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado', gerido pela Caixa Gestão de Ativos e os fundos de investimento imobiliário 'Montepio Arrendamento - Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional' e 'Montepio Arrendamento II - Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional' geridos pela Montepio Valor."

Destacam ainda dados da CMVM que, no mês passado, foi declarada a insolvência do fundo de investimento imobiliário "Invesfundo II - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado", gerido pela Gesfimo.

Leia Também: Fundos imobiliários geriram mais 133,7 milhões do que em outubro

Campo obrigatório