Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Problemas de humidade? Seis truques ...

Problemas de humidade? Seis truques que podem ajudar

Com algum investimento e trabalho, saiba que praticamente todas as casas "têm salvação." Por isso, fique a par de algumas dicas que podem ajudar a resolver este problema.

Problemas de humidade? Seis truques que podem ajudar
Notícias ao Minuto

08:17 - 18/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Humidade

Paredes e tetos com manchas, cheiro a mofo e objetos ressoados. Este cenário parece-lhe familiar? Com algum investimento e trabalho, saiba que praticamente todas as casas "têm salvação", enfatiza o Ekonomista. A verdade é que todos estes problemas podem ser reduzidos se souber como reduzir a humidade em casa.

De acordo com a plataforma, o nível de humidade ideal deve situar-se entre 40 a 55%. No entanto, fatores como uma má construção, aquecimento excessivo ou humidade ambiental muito elevada, fazem com que estes valores fiquem fora do normal. Por isso, fique a par de algumas dicas que podem ajudar a resolver o problema de humidade.

Bom isolamento

Uma boa opção para reduzir a humidade em casa é apostar num bom isolamento, escreve o Ekonomista. Isto porque o isolamento é essencial para evitar que a humidade do exterior entre em casa, além de evitar a perda de ar seco e quente do ar condicionado ou do aquecimento.

Deixe o ar circular

Outra boa opção é ter uma ventilação adequada em casa. Esta pode ser natural (através de portas e janelas) ou forçada (ventiladores, extratores e exaustores). Saiba que deverá ventilar as zonas onde a produção de humidade é maior, como a casa de banho e cozinha. Mas se verificar a existência de gotas a escorrer é sinal de que deve também investir num extrator ou num sistema de exaustão.

Atenção às plantas

Sabia que há plantas que podem aumentar o nível de humidade da casa? Algumas espécies libertam vapor de água o que pode ser contraproducente numa casa onde a humidade em excesso já é um problema.

Sensores de humidade

Identificar o problema é uma das formas de saber como reduzir a humidade em casa. Assim, quando detetar um nível acima do desejado, basta ativar os sistemas de ventilação e exaustão.

Desumificadores

Com a ajuda destes aparelhos, mesmo nas divisões onde há uma maior condensação, irá não só reduzir os níveis de humidade em casa, como também tornar o ambiente mais agradável, refere a plataforma.

Seque a roupa lá fora

A verdade é que secar a roupa dentro de casa aumenta os níveis de humidade, sendo este um dos grandes responsáveis pela condensação de água por casa. Por isso, mesmo nos dias de chuva, tente ao máximo secar a roupa no exterior.

Leia Também: Desumidificador para automóvel já existe e custa menos de 10 euros

Campo obrigatório