Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Lareiras de bioetanol, a melhor alte...

Lareiras de bioetanol, a melhor alternativa para aquecer a casa?

Se ainda não conhece as lareiras de bioetanol, saiba que têm mais vantagens do que desvantagens, segundo a plataforma habitissimo. Ora veja.

Lareiras de bioetanol, a melhor alternativa para aquecer a casa?
Notícias ao Minuto

08:54 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Lareira

Com o frio a 'apertar' nos próximos dias, tal como revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), só apetece ligar o aquecedor na temperatura máxima, não é verdade? No entanto, este hábito pode encarecer as suas faturas ao final do mês. Em alternativa, ter uma casa com lareira, além de aliviar a carteira, é igualmente uma opção mais sustentável. Contudo, nem todas as famílias podem se dar ao 'luxo' de ter uma lareira em casa. "Mas nem tudo está perdido. Temos uma solução", escreve a habitissimo. Tratam-se das lareiras de bioetanol e, segundo a plataforma, têm mais vantagens do que desvantagens.

Quais são as vantagens?

Sustentável, limpa e inodora

Também conhecidas como biolareiras, as lareiras de bioetanol não produzem fumo nem geram resíduos, começa por revelar a plataforma.

Já o álcool que as faz funcionar é de origem vegetal e a sua combustão é inodora, desde que se use um bioetanol de qualidade desnaturado a 96.º.

Não precisa de extrator de fumos

As chaminés de bioetanol não precisam de nenhuma configuração adicional para a extração de fumos, como também não precisam de nenhum tipo de conexão. Basta colocar a lareira, onde quiser e pô-la em funcionamento, enfatiza a habitissimo.

Tem um alto poder calorífico 

Ao queimar, o bioetanol liberta um alto poder calorífico que permanece na sala onde está em funcionamento sem o risco de perdas, já que não tem chaminé. Neste sentido, há uma certa margem de poupança em relação a outros sistemas de aquecimento. 

Não precisam de manutenção 
 
Ao não gerar fumo nem cinzas, a manutenção deste tipo de lareiras é praticamente nula, salienta a habitissimo. Basta encher o tanque de combustível e tirar o pó da estrutura, como se se tratasse de qualquer outro móvel.

E as desvantagens, quais são? 

Não são a opção mais adequada para aquecer toda a casa
 
A verdade é que com uma única lareira de bioetanol, dificilmente se consegue aquecer uma habitação. Têm de facto um alto poder calorífico, no entanto, uma única lareira não consegue aquecer todas as divisões de uma casa, a não ser que se trate de um imóvel pequeno ou de tipo loft.

Não é uma energia 100% ecológica

Por outro lado, para obter o bioetanol, utilizam-se combustíveis fósseis, pelo que não é uma energia 100% ecológica. Faz ainda sobressair a habitissimo que, segundo ambientalistas, em caso de crescer massivamente o seu consumo, há o risco de desflorestação e de substituição de culturas tradicionais por explorações que servem para produzir esta alternativa energética.

Leia Também: Dias mais frios? Os prós e contras de ter aquecimento central

Campo obrigatório