Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Eficiência energética Tornar casas mais sustentáveis? Fina...

Tornar casas mais sustentáveis? Financiamento chega agora aos 60 milhões

Na sequência de um novo reforço de 15 milhões de euros, o Fundo Ambiental está a financiar num total de 60 milhões de euros o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis.

Tornar casas mais sustentáveis? Financiamento chega agora aos 60 milhões

O Governo anunciou hoje que o Fundo Ambiental, criado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, está a financiar num total de 60 milhões de euros o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, na sequência de um novo reforço de 15 milhões que agora recebe. Serão assim mais 60 milhões de euros para tornar as casas mais eficientes, com recurso a janelas eficientes e painéis solares.

Este programa abriu a 21 de junho de 2021 na plataforma do Fundo Ambiental com uma dotação inicial de 30 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência. Esta verba foi reforçada a 26 de novembro com outros 15 milhões, pode ler-se no documento enviado às redações.

Recorde-se que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) conta com um total de 135 milhões de euros para aplicar, até 2025, na eficiência energética dos edifícios. O montante já financiado corresponde ao apoio a 16.148 candidaturas, o que envolve um apoio global de 26,8 milhões de euros, de um total de 56.552 candidaturas submetidas. 

Faz ainda sobressair o mesmo documento que as tipologias que reúnem mais candidaturas são as referentes a painéis fotovoltaicos (38,5%), janelas mais eficientes (34,5%) e bombas de calor (27%). Por regiões, Lisboa lidera as candidaturas (22,3%), seguida do Porto (11,7%), Setúbal (9%) e Braga (9%). 

Leia Também: PRR disponibiliza sete mil milhões para o "futuro" da construção

Campo obrigatório