Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Dias mais frios? Os prós e contras d...

Dias mais frios? Os prós e contras de ter aquecimento central

O que é o aquecimento central e para que serve? Quais as suas principais vantagens e desvantagens? É económico ou, por outro lado, bastante dispendioso? Fique a par de tudo o que deve saber.

Dias mais frios? Os prós e contras de ter aquecimento central
Notícias ao Minuto

09:16 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Aquecimento central

A verdade é que os próximos dias poderão ser de muito frio, com os valores da temperatura, sobretudo da mínima, a descer gradualmente, pelo menos, até quinta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Deste modo, importa saber como manter a casa quente e confortável para enfrentar esta 'vaga' e ter aquecimento central é uma das opções mais comuns. Mas, o que é o aquecimento central e para que serve? Quais as suas principais vantagens e desvantagens? É económico ou, por outro lado, bastante dispendioso? 

Antes de mais, importa saber o que é o aquecimento central, explica o Ekonomista. Em suma, consiste num sistema que permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar, criando condições confortáveis em situações de baixas temperaturas.

Segundo a plataforma, em termos de temperatura, o ideal será mantê-la na ordem dos 20.º C. Isto porque ajuda a diminuir a sensação de humidade e evita a formação de humidade e bolores. Mas, será que é uma solução viável para a sua casa?

Principais vantagens

Ter aquecimento em casa é bastante vantajoso principalmente por motivos de saúde e de segurança, enfatiza o Ekonomista. Além de tornar os ambientes mais quentes, este sistema ajuda a mitigar a formação de humidade e de mofo que poderá afetar a saúde dos moradores, sobretudo para quem tem problemas respiratórios e alérgicos.

Paralelamente, a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco podem também ser alterados sob temperaturas muito frias, pelo que este sistema se torna outra vantagem neste sentido. Além disso, um ambiente livre de bolores proporciona noites de sono mais relaxadas e tranquilas.

Principais desvantagens

A grande desvantagem associada aos sistemas do aquecimento central é mesmo a instalação, uma vez que é um sistema que ainda necessita de algum investimento. Além disso, pode ser necessária uma maior ou menor manutenção e o custo da energia pode também ser mais ou menos elevada, finaliza a plataforma.

Leia Também: Proteção Civil deixa-lhe conselhos para os dias mais frios

Campo obrigatório