Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Qual é o método mais eficaz para lim...

Qual é o método mais eficaz para limpar o chão: Varrer ou aspirar?

Há situações em que o uso de uma vassoura é mais adequado e outras em que o aspirador é o melhor. Tudo depende do tipo de situação e de limpeza que pretende efetuar. Ora veja.

Qual é o método mais eficaz para limpar o chão: Varrer ou aspirar?

Enquanto algumas pessoas procuram a vassoura para limpar algo, outras optam por utilizar o aspirador. Mas, qual é o método mais eficaz para limpar o chão? Há situações em que o uso de uma vassoura é mais adequado e outras em que o aspirador é o melhor. Tudo depende do tipo de situação e de limpeza que pretende efetuar, revela o Ekonomista.

A verdade é que quando varremos o chão estamos a empurrar os detrimentos de sujidade para um pequeno monte. Já a aspiração é um método de limpeza de pavimentos que remove a sujidade através do movimento de sucção.

Segundo a plataforma, é importante compreender que em ambientes com muito pó, a vassoura vai apenas espalhá-lo ainda mais, dando uma sensação falsa de limpeza.

Ainda assim, a vassoura é mais adequada nos pavimentos de madeira, cerâmica, azulejos ou ladrilhos de pedra, por exemplo. Isto porque os aspiradores têm, normalmente, uma espécie de barra da batedeira que pode danificar ou arranhar este tipo de pavimentos. No entanto, para uma limpeza mais eficaz, a melhor maneira de varrer é feita a partir dos cantos da sala e seguir para baixo e para fora, note-se.

Quando devo aspirar?

Os aspiradores são normalmente utilizados em tapetes. Além disto, existem aparelhos que têm a capacidade de manusear líquidos, onde as vassouras não são eficazes, enfatiza a plataforma.

Além disto, alguns aspiradores têm mesmo a opção de retirar ou desligar a barra batedora, podendo então ser utilizados em pisos de madeira ou ladrilhos.

Leia Também: Vai limpar a casa? Tenha uma lâmina de barbear à mão (sim, leu bem)

Campo obrigatório