Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Gestora IMGA lança fundo direcionado...

Gestora IMGA lança fundo direcionado a investir no setor 'senior living'

A IM Gestão de Ativos (IMGA) revelou hoje que disponibilizou um novo fundo de capital de risco, o Silver Domus, direcionado a investir em Portugal no segmento de vida sénior, prevendo captar 120 milhões de euros.

Gestora IMGA lança fundo direcionado a investir no setor 'senior living'
Notícias ao Minuto

15:26 - 23/12/21 por Lusa

Casa Residência sénior

Após o registo do fundo Silver Domus, Vida Sénior, FCR, na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a IMGA avança agora com o "processo de captação de investidores", num montante que se prevê totalizar os 120 milhões de euros, refere a sociedade gestora de ativos em comunicado.

Além disso, é referido que a sociedade gestora já estabeleceu acordos com duas "importantes sociedades participantes do mercado", que contarão com mais de 1.030 camas em funcionamento em 2022, não sendo contudo adiantados os nomes destas sociedades.

A IMGA afirma posicionar-se como um "maiores 'players' nacionais" de Vida Sénior Assistida, integrando as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e as Unidades de Cuidados Continuados (UCC) numa percentagem de 65% e 35%, respetivamente.

O projeto do Fundo Silver Domus prevê o crescimento da oferta de Vida Sénior Assistida para aproximadamente 4.500 camas até final de 2024, distribuídas por todo o território português, mas com particular presença nas cidades de Lisboa e Porto.

De acordo com o presidente executivo da IMGA, Emanuel Silva, o projeto Silver Domus terá duas fases de implementação, sendo que "a primeira já se encontra num estágio adiantado de implementação e consolidação da presença a nível de todo o território nacional, nos conceitos de vida sénior assistida (ERPI e UCC)".

A segunda fase ocorrerá até final de 2023 e irá centrar-se na Vida Sénior Independente, trazendo para Portugal o conceito de Campus Sénior, que contará com uma implementação inicial de três unidades, "oferecendo um conjunto de serviços diferenciadores de elevada qualidade que procuram responder às atuais necessidades da população sénior", destaca o gestor.

A primeira fase de subscrição do Fundo Silver Domus está a decorrer até 31 de janeiro de 2022, com um montante mínimo de subscrição de 50 mil euros, podendo ser subscrito por investidores institucionais ou por investidores qualificados, quer diretamente na IMGA, quer pelos distribuidores com quem a sociedade tem estabelecidos contratos de comercialização para o efeito.

A IMGA alocou importantes recursos a este projeto e está "absolutamente confiante sobre o seu elevado nível de aceitação, não só pela qualidade dos ativos identificados como oportunidades de investimento, mas também, pela excelente rendibilidade prevista", salienta ainda o gestor.

A IM Gestão de Ativos diz ser a maior sociedade gestora independente no mercado português, contando com uma carteira superior a 4.200 milhões de euros de ativos, composta por 28 fundos de investimento mobiliário.

Leia Também: Portugal já investiu 185 milhões em residências sénior desde 2018

Campo obrigatório