Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Açores cederam 3,5 milhões em progra...

Açores cederam 3,5 milhões em programas de apoios habitacionais este ano

O Governo Regional dos Açores atribuiu, durante este ano, 3,5 milhões de euros em programas de apoios habitacionais que visaram a reabilitação de habitação própria permanente e também construção de uma habitação própria de raiz, foi hoje anunciado.

Açores cederam 3,5 milhões em programas de apoios habitacionais este ano
Notícias ao Minuto

14:02 - 22/12/21 por Lusa

Casa Habitação

Numa nota enviada hoje às redações, a Vice-Presidência do Governo dos Açores, adianta que através da Direção Regional da Habitação "concedeu durante o ano de 2021" um total de "3,5 milhões de euros em programas de apoios habitacionais".

"Durante 2021, foram concedidos 3,1 milhões de euros a 196 famílias açorianas através do Programa Casa Renovada, Casa Habitada", detalha o executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

O Programa Casa Renovada, Casa Habitada permite efetuar o pedido de apoio à reabilitação de habitação própria permanente, sendo que o apoio financeiro reveste a forma de subsídio reembolsável e não reembolsável e é concedido a pessoas singulares constituídas em agregados familiares cuja situação socioeconómica não lhes permita procederem às intervenções.

Citado numa nota enviada às redações, o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, salientou que se trata de "uma média de quase 16 mil euros por agregado familiar para a recuperação da sua habitação", frisando que os programas de aquisição de habitação própria e de autoconstrução visam "apoiar as famílias e dar o impulso necessário à classe média e aos mais jovens".

Relativamente ao programa de apoio à habitação própria e permanente, foram apoiadas "oito famílias açorianas, em cerca de 170 mil euros na comparticipação da aquisição de habitação própria".

"Por sua vez, foram apoiadas 15 famílias, em cerca de 280 mil euros, através do programa de apoio à construção de uma habitação própria de raiz, adequada ao agregado familiar, em lote infraestruturado e cedido pela região ou em lote de que o candidato seja o proprietário", lê-se ainda na mesma nota.

Leia Também: Açores. Rede imobiliária Coldwell Banker abre a sua 10.ª agência no país

Campo obrigatório