Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, este município do distrito de Castelo Branco refere que o Centro Cultural Raiano, o Arquivo Municipal e as Piscinas Municipais de Idanha-a-Nova são os três primeiros equipamentos com financiamento já aprovado.
"O [Programa Operacional] Centro 2020 também já aprovou a candidatura para reabilitação do centro de saúde de Idanha-a-Nova, no âmbito do investimento em infraestruturas de saúde, com vista a obras de requalificação e eficiência energética", lê-se na nota.
A autarquia aguarda agora uma decisão para a Escola Superior de Gestão (ESGIN) e para a Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova.
A intervenção a realizar nestes seis equipamentos municipais representa um investimento global que ultrapassa os dois milhões de euros.
As empreitadas visam a reabilitação das infraestruturas, em consonância com a melhoria da eficiência energética e, simultaneamente, o aumento do conforto térmico dos edifícios.
Incluem diversas operações, como a substituição da iluminação dos edifícios por iluminação LED, a instalação de isolamento nas coberturas e nas paredes, a instalação de bombas de calor, a substituição de envidraçados e a instalação de sistema fotovoltaico, entre outras.
A implementação das medidas de eficiência energética irá permitir atingir uma classe energética de A, com uma redução anual do consumo de energia primária e das emissões de CO2 nos edifícios.
Leia Também: Número de casas aumenta, mas a "ritmo"bastante inferior"