Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Saiba como uma janela eficiente pode...

Saiba como uma janela eficiente pode ser útil na segurança das crianças

Para uma maior proteção, deverá solicitar janelas dotadas de mecanismos de segurança contra a abertura inadvertida, evitando possíveis quedas, quebra de vidros ou ferimentos.

Saiba como uma janela eficiente pode ser útil na segurança das crianças

Segundo a DECO, a forma mais eficaz de combater o problema de janelas pouco eficientes passa por renová-las, substituindo as mais antigas por novas, capazes de proporcionar um maior conforto de utilização. No entanto, para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (ANFAJE), José Ferreira Gomes, estas janelas também deveriam ser úteis na segurança das crianças, além de possibilitarem gastar menos energia e poupar o ambiente.

A verdade é que "não existe legislação específica no nosso país, que proteja as crianças relativamente às quedas em altura de varandas e janelas", enfatiza José Ferreira Gomes. Por esse motivo, esta problemática "deverá ser um fator a ter em conta para as famílias que têm crianças e que pretendem substituir as suas janelas antigas por novas e mais eficientes", reforça. Mas, como pode uma janela eficiente ser útil na segurança das crianças?

Segundo o presidente da ANFAJE, ao instalar janelas eficientes deverá ter em conta a necessidade do reforço da segurança na sua utilização. Deste modo, deverá solicitar janelas dotadas de mecanismos de segurança contra a abertura inadvertida, por parte das crianças, evitando possíveis quedas, quebra de vidros ou ferimentos, lê-se no artigo escrito para o Doutor Finanças.

Assim, para maior proteção das crianças, as janelas eficientes devem ser dotadas de vidros duplos, como as dos carros, "para que em caso de quebra, as crianças não se magoem." Também deverão ter muletas com chave para que possam ser fechadas, impedindo a sua abertura.

Por fim, faz ainda sobressair o presidente ANFAJE, as janelas eficientes deverão ter igualmente um mecanismo de inversão do sentido de abertura para que as crianças não as possam abrir. 

Leia Também: Janelas eficientes poderão ajudá-lo a poupar (mais) eletricidade

Campo obrigatório