Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção Fabricantes devem "divulgar informaç...

Fabricantes devem "divulgar informação sobre materiais de construção"

Quem o disse foram os participantes do workshop do projeto GrowingCircle que destacam a recolha da informação sobre os produtos de construção como um dos maiores obstáculos à eficiência do processo construtivo.

Fabricantes devem "divulgar informação sobre materiais de construção"

Os fabricantes devem ter um papel chave na sistematização e divulgação da informação sobre os materiais de construção. Quem o disse foram os participantes do workshop do projeto GrowingCircle que destacam a recolha da informação sobre os produtos de construção como um dos maiores obstáculos à eficiência do processo construtivo.

O primeiro workshop do projeto GrowingCircle Data Template – Awareness, foi realizado pelo Instituto da Construção (IC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria Universidade de Trondheim, na Noruega, com o objetivo de consciencializar os agentes do setor para os desafios da Digitalização e da Economia Circular, pode ler-se em nota enviada às redações.

Este evento 'online' destinou-se a informar o mercado sobre a importância e o papel dos Data Templates. Contudo, a recolha da informação sobre os produtos e materiais de construção é, na opinião dos participantes no evento, uma das maiores dificuldades identificadas até ao momento.

“Embora haja uma aposta crescente na partilha digital de informação sobre as características dos produtos, na verdade, neste momento, esta ainda não acontece como seria desejável”, destaca Pedro Mêda, engenheiro civil/Investigador do IC e coordenador técnico do projeto GrowingCircle.

Assim, “pretendemos demonstrar as mais-valias que a informação verdadeiramente digital pode ter para o processo construtivo. Neste contexto, vão ser realizados vários casos de estudo que vão incidir sobre diferentes processos e fases da construção”, acrescenta o engenheiro civil.

De realçar que o GrowingCircle é uma iniciativa que foca as suas atividades na informação da construção e como se podem obter melhores resultados em termos de eficiência, sustentabilidade e práticas circulares.

Leia Também: Valor bruto da produção da construção deverá subir 4,3% em 2021

Campo obrigatório