Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º
Lar Eficiência energética Europa. Aberto concurso público dest...

Europa. Aberto concurso público destinado à energia dos edifícios

Já abriu o concurso público que visa ao financiamento de soluções para fornecer energia renovável a edifícios localizados em seis cidades europeias. Da iniciativa, faz parte a cidade portuguesa Vila Nova de Gaia.

Europa. Aberto concurso público destinado à energia dos edifícios

Arrancou o concurso público que visa ao financiamento de soluções para fornecer energia renovável a edifícios, localizados em seis cidades europeias, previsto no projeto europeu procuRE, num montante global de 7,68 milhões de euros. As propostas podem ser apresentadas até ao dia 22 de fevereiro.

Da iniciativa, faz parte a cidade portuguesa Vila Nova de Gaia, bem como Istambul (Turquia), Barcelona (Espanha), Eilat (Israel), Nuremberga (Alemanha) e Velenje (Eslovénia), que tem a seu cargo a gestão de cerca de 21 mil edifícios, escreve a revista Edifícios e Energia.

O concurso lançado vai disponibilizar 7,68 milhões de euros para a aquisição de soluções de fornecimento de energia renováveis e está aberto a qualquer tipo de operadores, ou seja, as propostas podem ser formalizadas quer por uma única entidade, quer por consórcio.

No âmbito do procuRE, os fornecedores poderão receber até 2,88 milhões para o desenvolvimento e teste das soluções, tendo a possibilidade de manter os direitos de propriedade intelectual da solução desenvolvida, faz ainda sobressair a revista.

De realçar que este projeto tem o apoio do Horizonte 2020 e é coordenado pela Agência de Energia KSSENA (Eslovénia). O projeto conta com mais oito parceiros, entre os quais a Energaia, e decorre até 31 de maio de 2024.

Leia Também: Energia dos edifícios. Alteradas regras da função dos técnicos do SCE

Campo obrigatório