Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Como criar um espaço de meditação em...

Como criar um espaço de meditação em casa, por mais pequena que seja

"Se quer fazer da meditação um treino regular, o mais aconselhável é ter um espaço em casa (por mais pequena que seja) que o faça sentir calmo." Mas como? Fique a par de algumas sugestões.

Como criar um espaço de meditação em casa, por mais pequena que seja

Para meditar não basta fechar os olhos, cruzar as pernas e criar um ambiente relaxante. É preciso preparar a sua casa, criando um espaço dedicado ao sossego e à contemplação. É o que a diretora do departamento de cultura, da plataforma Apartment Theraypy, Tara Bellucci faz. Dona de uma "casa pequena", Bellucci criou um lugar para a meditação, porque "meditava em parques, autocarros e cheguei a meditar dentro de um ferry particularmente agitado."

"Mas se quer fazer disso um treino regular, o mais aconselhável é ter um espaço em casa (por mais pequena que seja) que o faça sentir calmo." Como? Fique a par de algumas sugestões.

"Comece com o básico"

"Tudo o que precisa é de um lugar confortável para se sentar", começa por salientar Bellucci. "O meu local de meditação é uma 'chaise longue' coberta com cobertores e almofadas aconchegantes, um altar montado com plantas, velas, cristais e coisas que me lembram os entes queridos que já não estão aqui."

"Mantenha o seu espaço sagrado"

A verdade é que criar um "espaço especial" para rituais de bem-estar torna-se mais fácil em mantê-los. Isto porque "se a sua cadeira de meditação estiver sempre coberta de roupa meio limpa, não é tão provável que medite", sustenta Bellucci.

Por isso, "ser intencional sobre os hábitos que quer cultivar e criar a sua casa para os sustentar é 90% do caminho. O resto é apenas sentar e respirar."

"Construa uma rotina"

Por fim, mas não menos importante, pense na meditação como uma oportunidade para "saborear pequenos momentos." "Sento-me na minha 'chaise', acendo uma vela, e depois faço a minha meditação. Se foi um dia particularmente stressante, faço uma caneca de chá e deixo-a arrefecer à temperatura perfeita enquanto medito, depois bebo enquanto reflito", revela Bellucci.

Leia Também: Durante quanto tempo deve meditar?

Campo obrigatório