Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Natal: Quanto lhe vai custar ilumina...

Natal: Quanto lhe vai custar iluminar a casa nestas festas?

Se não resiste em decorar a sua casa com luzes de natal, descubra de que forma isso pode estar a afetar o valor das suas faturas.

Natal: Quanto lhe vai custar iluminar a casa nestas festas?
Notícias ao Minuto

08:56 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Natal

A verdade é que, com a chegada do Natal, as luzes estão por toda a parte. Desde a árvore, janelas e jardim, as famílias aproveitam todos os cantos da casa para expressar o seu lado mais natalício. No entanto, a escolha da iluminação de Natal pode aumentar cerca de 40 vezes mais o custo das suas faturas de energia, segundo informa a Selectra. Por isso, se não resiste em decorar a sua casa com luzes de natal, descubra de que forma isso pode estar a afetar o valor das suas faturas.

Em primeiro lugar importa saber quais são as luzes mais económicas. De acordo com a empresa especializada na comparação e ativação de planos de internet, energia e gás, existem dois elementos importantes a ter em conta no momento de escolher as luzes de natal para decorar a casa: O número de watts (W) e o tipo de lâmpada.

Note que o número de watts corresponde à potência que as lâmpadas vão utilizar durante os momentos de consumo. Relativamente ao tipo de lâmpada, o mais aconselhável é utilizar lâmpadas LED, já que as convencionais podem ter um impacto mais alto no seu orçamento.

De realçar que o preço irá sempre depender do tipo de tarifa de energia que tiver contratada. No entanto, o consumo das lâmpadas LED é "praticamente insignificante no final da época natalícia", ao contrário das alternativas clássicas que podem chegar a custar até 8,19 euros durante as horas de ponta, indica a Selectra, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Contudo, se já decorou a sua casa com lâmpadas tradicionais, existem alguns truques a que pode recorrer de modo a conseguir poupar durante esta quadra festiva. Ora veja.

1. Estabeleça um horário para ligar as luzes de Natal

Opte por ligá-las apenas durante as horas de vazio (22h-8h), recorrendo à ajuda de um temporizador que lhe facilita esta tarefa.

2. Escolha locais estratégicos para instalar a iluminação decorativa

De modo a evitar que o espírito natalício se reflita nas suas faturas de energia, deve escolher apenas os locais mais convenientes para colocar as luzes de natal.

3. Utilize outro tipo de iluminação

Para a Selectra, as velas, por exemplo, são uma alternativa às luzes de Natal, que não só servem para iluminar, como ainda dão um ambiente mais acolhedor à casa.

4. Guarde as luzes de natal com cuidado no final da temporada

Sabia que aparelhos em mau estado de conservação têm tendência a consumir mais energia? Por isso, o melhor é evitar que estes fiquem danificados ou expostos a humidade, conclui a Selectra. 

Leia Também: Boris inaugura o Natal em Downing Street

Campo obrigatório