Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º
Edifício sem janelas nem ventilação?...

Edifício sem janelas nem ventilação? A polémica do 'Munger Hall'

Na Califórnia, há um edifício que está a dar que falar. Trata-se de um colégio projetado em Santa Bárbara, que prevê acomodar cerca de 4.500 estudantes em quartos sem janelas nem ventilação.

Edifício sem janelas nem ventilação? A polémica do 'Munger Hall'
Notícias ao Minuto

14:43 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Edifícios

Atualmente, o 'Munger Hall' é o projeto de arquitetura que está a gerar mais polémica nos EUA. Porquê? Porque este edifício, de aproximadamente 120 metros de cada lado, não tem pátios nem fachadas que permitam arejar o seu interior.

À primeira vista parece ser um colégio tradicional, projetado em Santa Bárbara, na Califórnia, que prevê ocupar 156 mil m2 de área bruta, distribuída por 11 andares, para acomodar cerca de 4.500 estudantes. No entanto, se olhar com mais atenção, irá aperceber-se que os habitantes que irão viver neste edifício serão hospedados em quartos de 6,4 m2, sem luz natural nem ventilação, escreve o El Mundo.

Os quartos do 'Munger Hall' serão individuais e agrupados em apartamentos de oito células, com duas casas de banho e uma cozinha. No entanto, em vez de janelas, terão ecrãs de plasma que seguirão os ritmos circadianos, ou seja, à noite, o ecrã ficará azul muito escuro, por exemplo. Apenas o sótão do edifício deverá contar com janelas para a rua.

Salienta ainda o jornal espanhol, que o edifício irá disponibilizar também estacionamento para as pranchas de surf, áreas de estar no seu perímetro e no sótão, lavandarias e cozinhas comuns na cave.

O investidor deste projeto é Charlie Munger, advogado, jogador de cartas, investidor e dono de uma fortuna estimada em 1.720 milhões de dólares (aproximadamente 1.525 milhões de euros no cambio atual). Apesar da sua doação para a obra deste projeto, na ordem dos 200 milhões de dólares (177 milhões de euros), não cobrir o investimento planeado, estimado em 1.500 milhões de dólares (1.330 milhões de euros), chega para escolher o arquiteto, Navy F Banvard, do estúdio VTBS.

Faz ainda sobressair o El Mundo que, apesar de ter provocado críticas e campanhas de rejeição, o projeto já está em andamento.

Leia Também: EUA garantem que eventual ataque russo à Ucrânia terá resposta séria

Campo obrigatório