Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º
Imobiliário Habitação Estes são os cinco perfis de cliente...

Estes são os cinco perfis de clientes que procuram casa, revela consultor

Entre os vários tipos de clientes que procuram um profissional do setor imobiliário, seja para comprar ou para vender casa, há cinco que se destacam. Saiba quais são.

Estes são os cinco perfis de clientes que procuram casa, revela consultor

Quando se pensa em comprar ou vender casa, a verdade é que há cada vez mais pessoas a recorrer a um consultor imobiliário. Talvez porque os profissionais do setor imobiliário têm a capacidade de perceber informações que a um particular podem passar despercebidas, nomeadamente ao nível do mercado, público-alvo, à avaliação correta de uma casa e à procura por potenciais clientes, tal como afirma o consultor Alexandre Luís, no Imovirtual. Entre os vários tipos de clientes que procuram um profissional do imobiliário, seja para comprar ou para vender casa, há cinco que se destacam. Saiba quais são.

O 'investidor'

Este é o tipo de cliente que tem o objetivo bem definido, começa por revelar o consultor. Para o 'investidor', é fundamental que o profissional do imobiliário lhe apresente números, pesquisas, estatísticas e vantagens para convencer o cliente de que aquele é o imóvel ideal.

Também é importante que o consultor tenha a capacidade de fundamentar os vários tipos de investimento disponíveis no mercado, alguns deles incluem mesmo Fundos de Investimento Imobiliário e Crowdfunding.

O 'casal que se quer juntar'

Geralmente jovens, com pouca experiência no mercado imobiliário, têm um objetivo definido quanto à modalidade que procuram. No entanto, são pessoas que não têm tempo a perder, por isso, buscam oportunidades de imóveis já construídos ou com remodelações efetuadas, revela Alexandre Luís.

Regra geral, procuram casas que lhes permitam pensar a médio-longo prazo, ou seja, com espaço suficiente para quando as crianças vierem mas, também mais em conta, sublinhe-se.

O que 'se preocupa com a família'

Este tipo de perfil mostra-se preocupado com as necessidades e ambições dos restantes membros da família, sendo que está disposto a ceder a exigências. Por isso, é muito importante que na hora de negociar um imóvel, o consultor envolva todos os membros do agregado familiar. Nesse sentido, Alexandre Luís recomenda que enfatize as vantagens de certa casa para a família como um todo.

O 'informado'

Este é o cliente que tem conhecimentos sobre as especificidades de um imóvel, desde o tipo de construção à instalação de eletricidade e gás e que não terá problemas em mostrá-lo. Por isso, o ideal é deixar a pessoa falar tudo o que tem a dizer e aproveitar para reter informações, sugere Alexandre Luís. Ainda assim, o consultor terá de encontrar o tom certo para a negociação.

O 'indeciso'

São geralmente clientes 'sonhadores', que não sabem bem o que procuram porque tudo lhes agrada. Nesse sentido, cabe ao consultor imobiliário elaborar um diagnóstico de preferências. Por isso, as perguntas devem ser objetivas, de forma a ajudar o cliente a entender aquilo que procura. 

Leia Também: Estas são as melhores dicas para quando procura casa, revela imobiliária

Campo obrigatório