Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Onde mais se procuram serviços de ef...

Onde mais se procuram serviços de eficiência energética para a casa?

Lisboa, Setúbal e Porto são os distritos que mais procuram serviços de eficiência energética para as habitações, sendo que a capital aparece no topo da lista, com mais solicitações de orçamentos para serviços relacionados com painéis solares na plataforma habitissimo.

Onde mais se procuram serviços de eficiência energética para a casa?

Durante este ano, três distritos portugueses destacaram-se como os que mais procuraram serviços de eficiência energética para a casa. De acordo com a edição de 2021 do Portugal City Brand Ranking, enviada aos jornalistas, Lisboa aparece no topo da lista dos distritos, com mais solicitações de orçamentos para serviços relacionados com painéis solares na plataforma habitissimo, seguida por Setúbal e pelo Porto. Este último representou 20% dos pedidos de intervenção relacionados com os pedidos de isolamento térmico das casas.

"É importante que todos tomem consciência da necessidade de construir cidades sustentáveis para enfrentar as alterações climáticas, mas também que pensem no que podem fazer na sua vida quotidiana para travar este fenómeno" revelam os especialistas da plataforma digital especializada em construção, renovações e melhorias para o lar, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Segundo a mesma nota, nos últimos anos, verificou-se um maior cuidado com o ambiente, sendo que até 48% dos utilizadores da plataforma consideram a melhoria da eficiência energética como um dos seis principais propósitos a considerar na hora de levar a cabo uma obra em casa.

No mesmo período, também se verificou o aumento dos pedidos de instalação de painéis solares, que cresceram quase 150% no primeiro semestre de 2021 face a 2020, lê-se no documento. "Os números falam por si e a progressão que este tipo de pedido tem tido, em apenas dois anos, é um reflexo claro de uma maior consciência e atitude de respeito para com o ambiente", sustentam os especialistas.

Com isso em mente e para comemorar o Dia Mundial do Urbanismo, que se assinala hoje, dia 8 de novembro, a plataforma recorda a importância de contribuir para um planeta melhor, sobretudo nos meios urbanos, uma vez que até 70% das emissões globais provêm das grandes cidades.

Assim, entre as tarefas do setor da construção que podem contribuir para este compromisso, está o aumento no empenho da reabilitação de edifícios baseados na arquitetura passiva e bioclimática usando materiais naturais, com baixo teor de carbono ou
reciclados, bem como a aplicação de equipamentos inteligentes, que permitam poupar ou utilizar energias renováveis, dão conta os especialistas.

Leia Também: ADENE lança nova página sobre os apoios à eficiência energética nas casas

Campo obrigatório