Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º
Finanças Investimentos Investimento imobiliário recupera na...

Investimento imobiliário recupera na Europa, mas cai em Portugal

Durante o terceiro trimestre de 2021, verificou-se uma subida de 21% do investimento imobiliário em toda a Europa. Em sentido inverso, anotou-se uma queda de 70% no investimento em Portugal.

Investimento imobiliário recupera na Europa, mas cai em Portugal

O investimento imobiliário recuperou na Europa, entre julho e setembro deste ano. Contudo, em Portugal, caiu. Esta é a principal conclusão que o consultor imobiliário Gonçalo Rodrigues tirou depois de analisar os dados da Real Capital Analytics.

De acordo com o consultor, depois de uma queda de 27% durante o ano de 2020, em plena pandemia, o investimento imobiliário está agora em recuperação na Europa. Segundo os dados divulgados, verificou-se uma subida de 21% durante o 3.º trimestre deste ano, face ao período homólogo. Em sentido inverso, anotou-se uma queda de 70% no investimento imobiliário em Portugal.

Nos primeiros nove meses do ano, o volume de investimento em imobiliário ficou 8% acima do valor registado em 2020 e encontra-se apenas 5% abaixo da média observada entre 2015 e 2019, escreve Gonçalo Rodrigues para o Out of the box, com base nos dados da empresa de análise.

O relatório dá ainda conta do registo de negócios no montante total de 64,4 mil milhões de euros entre julho e setembro deste ano, alcançando assim um total investido em 2021 acima dos 200 mil milhões de euros.

Por segmentos, os setores residenciais e industriais foram os principais motores da recuperação do investimento imobiliário na Europa, sendo que ambos apresentaram fortes subidas nos volumes investidos.

Só no segmento industrial é que foram registados mais de 40 mil milhões de euros transacionados, com destaque no mercado britânico que representou mais de 30% deste valor. Já nos setores de escritórios e de comércio, o sentido é o oposto. Também a registar quedas acentuadas, está o segmento hoteleiro.

Leia Também: Portugal tem potencial para crescer em infraestruturas de 'data centres'?

Campo obrigatório