Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Cozinha. Deite fora estas sete coisa...

Cozinha. Deite fora estas sete coisas até ao final do ano, revela chef

Comida que não vai (ou não pode) usar, aparelhos partidos e panelas danificadas são três dos exemplos de coisas que deve deitar fora antes deste ano chegar ao fim, de acordo com as sugestões da chef Carla Contreras.

Cozinha. Deite fora estas sete coisas até ao final do ano, revela chef
Notícias ao Minuto

14:49 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Cozinha

A verdade é que o novo ano é um ótimo momento para formar novos hábitos e rotinas em casa, começa por salientar o Apartment Therapy. Talvez planeie um plano de refeição todas as semanas em 2022, ou resolva tirar o pó da batedeira e limpar a sujidade por baixo do frigorífico. Não importa o que decida para a vida da sua cozinha no próximo ano, mas uma coisa é certa, arrancar com novas rotinas requer largar as antigas, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa.

À medida que fizer o inventário do que tem ou não funcionado consigo, irá encontrar mais espaço para o que realmente lhe importa. Tem grandes esperanças para a sua cozinha, mas não sabe por onde começar? O Apartment Therapy conversou com a chef Carla Contreras para saber o que devemos deitar fora antes do final do ano. Eis algumas sugestões.

Comida que não vai (ou não pode) usar

Se tiver dificuldade em manter o frigorífico ou despensa organizados, Contreras recomenda tirar tudo cá para fora, doar o que sabe que não vai usar e livrar-se de tudo que já tenha ultrapassado o prazo de validade.

Em geral, a chef afirma que os itens são bons no congelador por cerca de três meses, por isso, ou faça um plano para usar a sopa congelada ou deite-a fora. "Para facilitar, crie uma lista no seu frigorífico com itens que precisa de usar no congelador", sustenta.

Aparelhos partidos

Ter utensílios ferramentas e aparelhos de cozinha que ocupam espaço de armazenamento e dificultam encontrar o que realmente precisa, é uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, Contreras recomenda criar um plano para manter, deitar fora ou doar o que não usa.

Se não tem a certeza do que se livrar, designe mais um caixote para manter fora da cozinha, e encha-o com peças e utensílios que poderá ter em duplicado para posteriormente serem usados quando os existentes passarem do seu auge. "Já agora, faça uma lista de itens que a sua cozinha está em falta ou que gostaria de ter", acrescenta.

Panelas danificadas

Sabe aqueles tachos e panelas que tem guardado para o caso precisar de reforços? Agora é uma boa altura para decidir o que fazer com eles, sublinha a chef de cozinha. Para isso, "considere o que facilitaria a cozinha, mesmo que isso signifique livrar-se de uma antiga e investir numa nova", explica.

'A' gaveta de lixo

Se tem uma gaveta na cozinha cheia de coisas que não precisa ou de itens que pertencem a outra divisão, considere também usá-la para outra coisa. "Sei que é controverso, mas esse espaço poderia ser melhor usado", declara Contreras ao Apartment Therapy.

"Dê aos itens dentro dela uma casa e comece a usar o espaço dessa gaveta para especiarias ou chás." Mas, se quiser mantê-la, passe tudo a pente fino e deixe-a organizada. 

Facas

As suas facas já viram dias melhores? Em caso afirmativo, o final do ano é um ótimo momento para tomar medidas trocando-as por novas ou afiá-las. Em geral, a chef recomenda que os cozinheiros domésticos afiem as suas facas profissionalmente pelo menos uma vez por ano.

Mas, caso não possa doá-las ou se não houver nenhum ponto de recolha de facas perto de si, antes de a deitar fora, enrole-a muito bem em jornal e coloque-a numa caixa de cartão.

Tábua de corte

Se a sua tábua de cortar estiver rachada ou gasta, considere trocá-la por uma nova, dado que as bactérias podem crescer nessas ranhuras. A chef recomenda uma opção antiderrapante, escreve a plataforma. 

"Se não está a usar uma tábua de corte antiderrapante, agora é a hora (certa), ou talvez coloque um tapete antiderrapante debaixo do seu quando o usa", reforça. Para evitar que a prancha se mova quando está a cortar, corte um forro de prateleira não adesivo para caber por baixo dela. 

Suprimentos de limpeza inutilizáveis

Depois de tratar dos alimentos e dos aparelhos, dê uma olhadela ao seu equipamento de limpeza. "Livre-se das esponjas com mofo, do dispensador de sabão quebrado, e transforme as toalhas de prato que estão muito manchadas ou rasgadas em trapos para limpeza", sugere Contreras. Contudo, elimine sempre os produtos químicos de forma responsável. 

Leia Também: Não deite fora! Três dicas surpreendentes para aproveitar o pão duro

Campo obrigatório