Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Decoração Saiba como utilizar materiais natura...

Saiba como utilizar materiais naturais na decoração lá de casa

Desde tecidos em fibras naturais, papel de arroz, cerâmicas de barro, pedras naturais, vime ou bambu, madeira e até plantas, todos os elementos poderão ser usados em candeeiros, paredes, têxteis do lar, mobiliário, loiças, utensílios de logística do lar. A escolha depende de si.

Saiba como utilizar materiais naturais na decoração lá de casa

A verdade é que a utilização de materiais naturais numa casa tem ganho cada vez mais espaço e importância. Isto porque uma casa com elementos naturais torna-se mais calma, mais quente e respira “saúde”, declara a MELOM, ao idealista. Segundo os especialistas da empresa especializada em remodelação de imóveis, os materiais naturais vão conferir um toque minimalista e amplo, uma vez que não precisamos de encher o espaço. Mas quais os materiais naturais podemos usar em casa?

A escolha é vasta e só depende de si e do seu estilo, sustenta a empresa. Desde tecidos em fibras naturais, papel de arroz, cerâmicas de barro, pedras naturais, vime ou bambu, madeira e até plantas, todos os elementos poderão ser usados em candeeiros, paredes, têxteis do lar, mobiliário, loiças, utensílios de logística do lar.

Mobiliário

Pense em móveis de madeira, vime, ou até reciclados. Isto porque reciclar mobiliário antigo e dar-lhe uma segunda vida e um novo uso, fará toda a diferença na sua casa.

Cor

Opte por tons terra, verdes e azuis que são associados aos elementos terra, água e ar, escreve o marketplace imobiliário de Portugal, citando os especialistas. Já os tons laranjas e vermelhos associam-se ao fogo e, por isso, são mais fortes em temperatura. Por isso, devem ser usados em apenas 10% do total da cor.

Iluminação

Sabia que a luz é dos fatores mais importantes numa casa? Assim, opte por candeeiros de barro, vime ou tecido de algodão. Os revestimentos escolhidos para pavimento também ajudam na reflexão da luz, note-se, e a madeira e as pedras naturais são dois deles.

Cobre e bronze

Mas se está à procura de dar um toque mais requintado ou brilhante em casa, poderá optar por elementos em cobre ou bronze pois irão refletir luz e encher o espaço pela sua simplicidade.

Conforto

Por fim, se quer (mais) conforto em casa, aposte em materiais como a cortiça, uma vez que garante um comportamento na atenuação da propagação do som e na absorção das diferenças de temperatura, salientam os especialistas.

Contudo, há outros materiais naturais que também poderá utilizar na decoração da casa. Entre eles, a MELOM destaca o vime e o rattan muito usado em cestos de arrumação do lar e construção de mobiliário. O linho, o algodão e a lã que são usados em cortinados, mantas, colchas, abajures.

Faz ainda sobressair a empresa que os materiais naturais são a nova tendência do seculo XXI, mas não deverá abusar, pois o excesso faz com que se perca a essência deste estilo, além de dificultar a manutenção diária da casa. 

Leia Também: Tendências de decoração? Há sete que vieram para ficar

Campo obrigatório