Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Porto. Projeto São Bento Residences ...

Porto. Projeto São Bento Residences vence prémio 'Best Hotel Apartment'

O empreendimento foi distinguido nos Global Tourism Awards 2021 como 'Best Hotel Apartment', nas categorias de 'Projeto de Arquitetura' e de 'Melhor Renovação do Ano'. Um novo reconhecimento internacional que se soma já ao prémio ganho na segunda edição dos prémios LOOP Design Awards.

Porto. Projeto São Bento Residences vence prémio 'Best Hotel Apartment'

Os Global Tourism Awards 2021 acabam de distinguir o projeto São Bento Residences como 'Best Hotel Apartment', a nível global. Segundo avança a Magazine Imobiliário, entre as mais de 650 inscrições provenientes de 50 países e os 190 projetos a concurso, o empreendimento localizado na cidade do Porto e desenhado pelo mão do atelier Pedra Liquida, venceu nas categorias de 'Projeto de Arquitetura' e de 'Melhor Renovação do Ano'. Este é um novo reconhecimento internacional que se soma já ao prémio ganho na segunda edição dos prémios LOOP Design Awards, recorde-se.

“É com grande satisfação que recebemos este prémio de renovação urbana. Ao lado de um monumento icónico, como é a Estação de São Bento, num espaço tão nobre do centro da cidade, sentíamos que era mais do que merecido construir algo que pudesse dar nova vida a onde outrora existia uma ruína, entulho e lixo", refere a administração do Grupo Nelson Quintas, promotor do projeto S. Bento Residences.

O edifício “adapta-se, simultaneamente, à frente setecentista da Rua do Loureiro, à escala oitocentista da Praça Almeida Garrett (em frente à estação de São Bento) e ao gesto novecentista que liderou o rasgamento da Avenida D. Afonso Henriques”, salienta, por seu lado, o arquiteto Nuno Grande, do estúdio Pedra Líquida.

Este empreendimento resultou de uma obra de reabilitação e surge num formato de bloco monolítico, com janelas e varandas exteriores, apresentando-se como um prolongamento da própria escarpa, numa fusão com a paisagem histórica em que está inserido, escreve a revista, citando o arquiteto.

Para o a administração do projeto, a reabilitação do edifício tratou-se de um desafio "tanto a nível do projeto arquitetónico, como construtivo, mas que conseguiu romper com o passado, reinterpretando e não copiando o que existe à sua volta. Esperamos com esta renovação tornar esta zona da cidade ainda mais atrativa.”

Leia Também: 5.º Porto: Arrancou a construção de novo projeto residencial na Invicta

Campo obrigatório