Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º
Finanças Crédito à habitação Pedir crédito à habitação com contra...

Pedir crédito à habitação com contrato a termo? Sim, é possível

Se não tem um contrato de trabalho fixo e quer ter acesso a um empréstimo para comprar casa, deverá mostrar ao banco que consegue pagar o empréstimo. Como? Saiba do que precisa.

Pedir crédito à habitação com contrato a termo? Sim, é possível

Conseguir um crédito habitação com um contrato de trabalho a prazo pode parecer uma missão impossível, mas não é, começa por salientar o idealista. Isto porque já há vários bancos a abrir exceções, embora continue a ser mais difícil concederem um crédito habitação a quem tenha contrato de trabalho a termo.

A verdade é que quando um banco concede um crédito habitação, está a emprestar um certo valor que espera um dia recuperar na totalidade. "Por isso, é necessário certificar-se de que a pessoa a quem vai conceder o empréstimo tem condições financeiras para pagá-lo no prazo estabelecido", explicam os especialistas de crédito habitação do marketplace imobiliário de Portugal.

Logo, ter um contrato de trabalho sem termo representa uma garantia. "Isto porque é menos provável que a pessoa fique sem emprego e tenha dificuldades em pagar as prestações", sustentam. Por isso, se não tem um contrato de trabalho fixo e quer ter acesso a um crédito habitação, deverá mostrar ao banco que consegue pagar o empréstimo. Como? Saiba do que precisa.

Salário elevado

Ter um contrato de trabalho a termo certo não significa necessariamente que tenha poucos rendimentos. Contudo, o seu salário será um fator determinante e para ter acesso ao crédito habitação quanto mais elevado for, melhor.

Prestação mensal baixa

Além do salário, outro aspeto a ter em conta é a prestação mensal do crédito habitação. Isto porque será muito mais fácil o banco conceder um empréstimo para comprar casa, se a prestação mensal for baixa. Note que os especialistas recomendam que a prestação da casa não seja superior a 40% do salário.

Poupar dinheiro

Se quiser obter um crédito habitação com uma prestação mensal baixa, basta pedir pouco dinheiro ao banco, dá conta o idealista. Mas ter poupanças é fundamental para comprar casa, já que nenhum banco concede um empréstimo a 100%, atualmente.

Vida laboral estável

Mesmo que seja um trabalhador com um contrato a prazo, isso não significa que não tenhas estabilidade no emprego. Desta forma, mesmo que não tenha um contrato de trabalho sem termo, o banco verá que tem estabilidade laboral e poderá valorizá-la na hora de decidir.

Ter um fiador

Caso peças um crédito habitação e tenhas um contrato de trabalho a prazo, é muito provável que o banco te solicite um fiador. Isto acontece porque esta pessoa terá a obrigação de responder com o seu próprio património em caso de incumprimento. Uma forma de o banco garantir que irá receberá o dinheiro emprestado acrescido de juros, escreve o portal.

Não ter outras dívidas

Outro aspeto importante que deve ter em conta, é que não deverá ter outras dívidas. O ideal é mesmo amortizar os empréstimos o mais rápido possível para eliminar estas dívidas. E deverá fazê-lo antes de pedir um crédito habitação, especialmente se partir em desvantagem com um contrato de trabalho a prazo.

Leia Também: BPI distingue intermediários de crédito à habitação. Eis os vencedores

Campo obrigatório