Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos O que fazer com os brinquedos que as...

O que fazer com os brinquedos que as crianças já não usam?

Há várias opções para evitar colocá-los no lixo ou deixá-los esquecidos numa caixa, isto porque são como qualquer outro objeto, ou seja, têm impacto ambiental. Por isso, conheça as sugestões da DECO Proteste.

O que fazer com os brinquedos que as crianças já não usam?
Notícias ao Minuto

16:21 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Brinquedos

Doar, trocar, comprar e vender em segunda mão, desde que o brinquedo esteja em boas condições, e reparar são as primeiras opções para dar nova vida aos brinquedos. Esta é a principal conclusão que a DECO Proteste enumera para responder às pergunta 'O que fazer com os brinquedos que as crianças já não usam?' A compra e venda de brinquedos em segunda mão é uma forma de os valorizar, acrescenta.

Segundo a defesa do consumidor, há várias opções para evitar colocá-los no lixo ou deixá-los esquecidos numa caixa, isto porque são como qualquer outro objeto, ou seja, têm impacto ambiental.

Para a DECO, poderá ainda entregá-los a uma instituição, que irá encaminhá-los para quem deles precisa. Isto porque cerca de 45 instituições admitiram à defesa do consumidor o interesse em receber brinquedos em segunda mão.

Atenção à segurança dos brinquedos, alerta a DECO

Ainda assim, deve ter alguns cuidados para garantir que os artigos estão em bom estado e não implicam riscos. Por essa razão, antes de comprar, tenha em atenção a informação sobre a segurança desse brinquedo e compre em sítios da internet de confiança. O ideal é que o brinquedo esteja na embalagem, com a informação sobre avisos de segurança, identificação e morada da marca ou representante, sustenta a DECO.

Verifique também se o produto já foi alvo de recolha, consultando o sistema de alerta rápido para produtos perigosos (RAPEX), que permite saber quais os brinquedos que foram retirados do mercado ao longo dos anos, bem como o tipo e o nível de risco para as crianças.

Faz ainda notar a DECO que as pilhas do tipo botão são outra preocupação. Isto porque podem ser ingeridas e provocar graves danos nos órgãos internos. 

Reciclar brinquedos?

É difícil, senão impossível, entregar os brinquedos para reciclar, dá conta a DECO. Em todo o País, faltam pontos de recolha, por exemplo. E apesar de as bonecas ou figuras de ação, serem feitas de plástico, não podem ser encaminhadas para o ecoponto amarelo.

No entanto, brinquedos como carrinhos telecomandados são Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e têm lugares específicos para a sua recolha.
 

Leia Também: Bloqueio em portos britânicos ameaça abastecimentos para o Natal

Campo obrigatório