Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Prémio Cidade Acessível 2022: Cidade...

Prémio Cidade Acessível 2022: Cidade portuguesa entre as pré-selecionadas

A cidade do Porto está na corrida aos Prémios Cidade Acessível 2022, sendo a única localidade portuguesa entre as pré-selecionadas. Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo) e Palma (Espanha) também estão em competição.

Prémio Cidade Acessível 2022: Cidade portuguesa entre as pré-selecionadas
Notícias ao Minuto

09:43 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Cidade acessível

Segundo a organização, os Prémios Cidade Acessível, que está integrado na Estratégia Europeia para a Deficiência, visam reconhecer e celebrar a vontade, capacidade e esforços de uma cidade para se tornar mais acessível, de forma a garantir a igualdade de acesso aos direitos fundamentais, melhorar a qualidade de vida da sua população e garantir que todos, independentemente da idade, mobilidade ou capacidade, tenham acesso igual a todos os recursos e prazeres que as cidades têm para oferecer.

Assim, este prémio distingue a cidade que tem conseguido melhorar de forma visível e sustentável a acessibilidade em aspetos essenciais da vida urbana e que tem planos concretos de continuar a melhorar.

De acordo com o Diário Imobiliário, a Comissão Europeia decidiu pré-selecionar a cidade do Porto (Portugal), Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo) e Palma (Espanha) para o Prémio Cidade Acessível de 2022.

Estas cidades têm agora a oportunidade de ser reconhecidas pelo seu trabalho no sentido de se tornarem mais livres de obstáculos e acessíveis às pessoas com deficiência, escreve a plataforma.

Neste sentido, as cidades vencedoras foram aquelas que demonstraram como se pode facilitar o acesso das pessoas com deficiência e dos cidadãos mais velhos a áreas públicas e privadas, incluindo habitação, áreas de jogo para crianças, ambientes de trabalho, transportes públicos, bem como tecnologias da informação e da comunicação.

Note que os vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro de 2021, durante a Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, organizada pela Comissão Europeia juntamente com o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência.

Leia Também: Onde é mais barato comprar casa na cidade do Porto?

Campo obrigatório