Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º
Lar Eficiência energética Em casa, 'cheio' de casacos? Este si...

Em casa, 'cheio' de casacos? Este sistema pode ajudá-lo, revela empresa

A nova campanha da Saint-Gobain Weber faz um apelo à utilização do sistema ETICS enquanto solução de isolamento, com vantagens para a construção de edifícios. Isto porque este sistema é capaz de aumentar o conforto térmico de uma habitação devido à barreira térmica conferida pela placa de isolamento.

Em casa, 'cheio' de casacos? Este sistema pode ajudá-lo, revela empresa

'Em casa, cheio de casacos? Que Falta de ETICS!' é a nova campanha da Saint-Gobain Weber que faz um apelo à utilização do sistema ETICS enquanto solução de isolamento, com vantagens para a construção de edifícios.

De acordo com o jornal Construir, que adianta com a informação, esta campanha divulga as vantagens deste tipo de sistema e mostra a experiência técnica e de aplicabilidade da solução. Note que ETICS (External Thermal Insulation Composite System), conhecido em Portugal como ITE – Isolamento Térmico pelo Exterior, é um sistema de isolamento de fachadas constituído por camadas, que tem como foco principal a proteção térmica dos edifícios.

Recorde-se que o Portal da Construção Sustentável, em colaboração com a Quercus, realizou em estudo em 2017 que revelou que cerca de 74% dos portugueses consideram as suas casas frias no inverno e apenas 1% dos portugueses considera a sua casa termicamente confortável.

Em resposta a este problema, a Saint-Gobain Weber salienta que o ETICS está apto para construção nova e reabilitação é capaz de aumentar o conforto térmico de um espaço devido à barreira térmica conferida pela placa de isolamento. Este sistema permite também um maior aproveitamento da área útil de uma habitação, uma vez que é aplicado pelo exterior, escreve o jornal.

No que concerne à reabilitação, a sua aplicação não interfere com o usufruto da habitação ou edifício. De realçar que o sistema ETICS permite vários tipos de acabamento final, sendo um sistema que acompanha a durabilidade da casa, faz ainda notar o jornal.

Leia Também: COP26: Trinta anos de esforços para conter aquecimento global

Campo obrigatório