Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Eis cinco erros de iluminação que po...

Eis cinco erros de iluminação que podem prejudicar a venda da sua casa

O tipo de iluminação tem um enorme impacto na forma como vende a sua casa. Por isso é aconselhável pensar na forma como a sua habitação é iluminada antes de a colocar no mercado. Saiba como.

Eis cinco erros de iluminação que podem prejudicar a venda da sua casa

A verdade é que o tipo de iluminação tem um enorme impacto na forma como vende a sua casa. Por isso é aconselhável pensar na forma como a sua habitação é iluminada antes de a colocar no mercado, revela o Apartment Therapy. Luzes subterrâneas, iluminação no teto, bem como luz em torno das entradas ou espaços de transição podem adicionar uma sensação geral de luxo e sofisticação moderna, declara Lyon Porter, consultora imobiliário, designer e proprietário do hotel Urban Cowboy, em Nashville, à plataforma especialista em soluções para a casa.

Pronto para surpreender os potenciais compradores na próxima visita? Apenas certifique-se de evitar estes cinco erros de iluminação

Pouca iluminação torna a venda mais difícil

Certifique-se de que os potenciais compradores ficam impressionados desde o momento em que entram em sua casa com a ajuda de iluminação direcionada. Como? Com muita iluminação.

Isto porque "pouca iluminação fará com que a sua propriedade se sinta sombria e pouco convidativa", afirma Rodrigo Gonzalez, investidor imobiliário sediado no Texas. "Fontes de luz como lâmpadas em mesas e candelabros em espaços de corredor certamente vão virar algumas cabeças." 

Ainda assim, cuidado com os seus efeitos sombrios. "O melhor que se pode fazer no que diz respeito à iluminação é posicionar de forma a não criar sombras, dando a sensação de que há pouca atividade a acontecer", sustenta o investidor imobiliário. 

Quanto mais iluminação ambiente, melhor. Para isso, "use cantos e ligue as lonas nas paredes para iluminar e lançar diferentes níveis de luz em toda a propriedade", recomenda ainda Porter.

Não coloque luzes sob os armários muito baixas (ou muito altas)

Tem uma cozinha deslumbrante para exibir ou precisa de a iluminar? A iluminação subterrânea é o caminho a seguir, de acordo com os especialistas.

Contudo, "não coloque luzes do sob os armários muito baixas ou muito altas. Pense como o espaço deve ser iluminado de modo a evitar sombras no piso", sugere Gonzalez. "Embora estes itens sejam bastante caros para alguns, poderão aumentar o valor da sua propriedade quando chegar a hora de a vender."

Não se esqueça de uma peça 'statement'

Cada quarto poderia ter, pelo menos, uma peça 'statement', como um candelabro. "Acabamos de adicionar um candelabro personalizado de 1,80 metros de largura num sótão em SoHo que definiu o espaço como acolhedor e confortável, mesmo numa amplo área de loft maciço aberta", revela Porter. Mesmo que não esteja a vender um loft em SoHo, criar um ponto focal um grande espaço aberto poderá valer o esforço.

Lembre-se que as luzes ao ar livre (também) importam

A iluminação ao ar livre saúda o comprador e o potencial proprietário, especialmente durante as exibições noturnas ou ao pôr-do-sol. "Sou um grande fã de lâmpadas de gás, e iluminação cintilante em geral, o que adiciona uma sensação de luz natural das velas", revela Porter.

Gonzalez recomenda que as luzes sejam instaladas em torno de passadiços ou calçadas para melhorar a visibilidade e segurança depois de escurecer.

Fique longe de certos acessórios

"Dependendo do tipo de casa, um tipo de luz a evitar é um com lâmpadas coloridas que combinam com a sala. Isto cria uma sensação de biblioteca de leitura e descobrimos que a maioria dos compradores não gosta muito delas", diz Gonzalez.

Outra dica é ficar longe da iluminação que deixam "sombras escuras em paredes brilhantes, fazendo com que pareça estranhamente fora do lugar", sustenta. Mais ainda, "os globos devem ser evitados porque são volumosos e desviam-se do design geral de um espaço."

Leia Também: Tudo o que precisa de saber para vender a casa mais depressa

Campo obrigatório